Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

09/11/2021

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Palestra, exposição e aulão de zumba fazem parte da agenda especial de novembro no Espaço Z e no Parque Zumbi

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, promove durante o mês de novembro eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra no Espaço Z e no Parque Zumbi.

As homenagens começam no dia 17 de novembro, com uma palestra com a professora e mestra em educação Rosenéia Terezinha de Oliveira, em parceria com a fotógrafa Jaque Vilela. A apresentação “Memórias Negras Resendense: a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende” será às 19h aberta ao público. 

Entre os dias 18 e 30 de novembro a população poderá conferir a exposição João Cândido e a Revolta da Chibata entre 9h e 17h. As obras também são abertas ao público. 

Já no dia 20 de novembro haverá uma programação especial durante toda a tarde no Parque Zumbi com apresentação musical, de dança e momento inter-religioso.

- Os eventos promovidos em alusão à Consciência Negra são importantes para evidenciar a cultura e preconceito gerado após o período de escravidão. A discriminação segue até os dias atuais nas esferas sociais e a ideia é debater e esclarecer contextos históricos que precisam ser quebrados - comentou Sônia Maria de Freitas, membro da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial.

Dia da Consciência Negra

A data é celebrada nacionalmente no dia 20 de novembro e faz referência à morte de Zumbi, que foi um líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste. Zumbi dos Palmares foi morto em 1695 para preservar o modo de vida dos africanos que conseguiam fugir da escravidão.

Confira a programação completa

17/11 - 19h no Espaço Z
Palestra com a professora e mestra Rosenéia Terezinha de Oliveira em parceria com a fotógrafa Jaque Vilela  - “Memórias Negras Resendenses: A invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende”

18/11 a 30/11 - De 9h às 17h no Espaço Z
Exposição João Cândido e a Revolta da Chibata

20/11 - Parque do Zumbi
14h - Abertura
Orquestra de Berimbau
Momento inter-religioso
Samba com Silvão e banda
15h30 - Samba com Altair e banda
17h - Aulão de Zumba
17h30 - Capoeira
Danças Urbanas do Z
18h - Baile Charme
19h30 - Encerramento


 

Palavras chaves: Dia Da Consciência Negra, Parque Zumbi, Espaço Z
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados