08/11/2022

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES NOS DIAS 8, 9 E 10

Na programação estão previstas sala de espera, glicemia capilar, verificação de pressão arterial, entre outras; ações acontecem no Centro Integrado de Atendimento ao Diabetes

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta semana ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que é celebrado em 14 de novembro. As atividades acontecem nesta terça-feira, 8, e seguem nos dias 9 e 10 de novembro, no Centro Integrado de Atendimento ao Diabetes (Ciad), que fica na Rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco.

Nesta terça-feira, dia 8, foi realizada uma sala de espera com os pacientes e os profissionais abordaram temas como aplicação de insulina com canetas e seringas, e cuidados com os pés na prevenção de lesões. Esta roda de conversa acontecerá também na quinta-feira, dia 10, a partir das 13h.

Além disso, nestes três dias serão realizadas outras atividades como realização de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, mesa de jogos para abordagem às crianças e adolescentes quanto alimentação e hábitos saudáveis, e ofertas de frutas e alimentos com baixo teor de açúcar.

-As atividades são em celebração ao Dia Mundial do Diabetes que será na próxima segunda-feira. Durante toda a semana realizamos as ações que buscam conscientizar os pacientes diabéticos e os familiares, ou também pessoas saudáveis, sobre a importância da prevenção à doença, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Aquelas pessoas que apresentarem alterações ou descontrole serão referenciadas para atendimentos no Ciad - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Vale destacar que alguns membros da equipe multidisciplinar do Ciad estão presentes nas ações: nutricionistas, psicóloga, enfermeiras, endocrinologista, e a coordenadora do serviço Dra. Renata Selles Del Rio

Palavras chaves: Dia Mundial Do Diabetes