01/10/2021
PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE AÇÃO SOBRE VALORIZAÇÃO À VIDA, DEPRESSÃO E BULLYING EM ESCOLAS MUNICIPAIS
Mobilização foi fruto de uma parceria entre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi)
Crédito: Carina Rocha
No mês marcado pela campanha do “Setembro Amarelo”, a Prefeitura de Resende promoveu ações em escolas municipais sobre a prevenção ao suicídio, depressão e bullying, os principais temas que tangem a campanha. As ações foram promovidas através de uma parceria entre duas frentes da gestão municipal: o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi)
A ação contemplou três unidades do município: E.M. Júlio Verne, na Vicentina, CIEP 489, na Cidade Alegria, e E.M. Professor Carlinhos, no bairro Fazenda da Barra III. As equipes do CAPSi ocuparam as salas de aula com a proposta de ministrar uma palestra. Ao final da atividade, feita em formato de roda de conversa, houve a oportunidade para os adolescentes falarem e exporem seus pontos sobre os temas.
- As ações pela campanha do setembro amarelo e relacionadas à prevenção ao suicídio têm como objetivo conscientizar os jovens sobre a valorização à vida. Existe uma preocupação muito grande a respeito dos casos de depressão, bullying e autolesões entre esse público. Com isso, essa atuação vira um componente preventivo no ambiente escolar, que, muitas das vezes, é o espaço que estes jovens conseguem expor suas angústias - explicou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Daniela Theodoro.
Participaram das atividades adolescentes com idade entre o sétimo e o nono ano, variando de acordo com a escola. Todas as atividades tiveram um acompanhamento de representantes do Programa Saúde na Escola e da Secretaria Municipal de Educação.
Sobre o Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007. Através do programa, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede. O PSE retomou as atividades em 2021 após o retorno às aulas presenciais e segue promovendo atividades com as mais variadas temáticas nas unidades do município, tanto as da zona urbana, quanto da zona rural.