Governo

11/06/2024

PREFEITURA DE RESENDE PASSA A OFERECER ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO A SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

Atividade tem o intuito de fazer com que o servidor tenha suporte especializado e se sinta amparado em suas dificuldades

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende iniciou nesta segunda-feira, dia 10, no Pátio Administrativo, o Atendimento Psicoterápico para Servidores, um trabalho direcionado ao atendimento exclusivo de funcionários públicos. O intuito do projeto é fazer com que o servidor obtenha um suporte especializado e se sinta amparado em suas dificuldades.

Esta medida foi tomada pensando no bem-estar do servidor, em como as mudanças têm refletido no seu psicológico e sobre o impacto disso no seu rendimento diário. Entre os principais aspectos que serão abordados com os trabalhadores estão as objeções de ordem afetiva, conjugal, motivações e possíveis insatisfações.

Para que o servidor tenha acesso ao atendimento psicológico, basta fazer o primeiro atendimento na Escuta Psicológica, diretamente no Atendimento ao Servidor. O trabalho é acompanhado por uma assistente social. A partir do encaminhamento do profissional responsável pelo projeto, o servidor será agendado para participar dos atendimentos psicoterápicos. As sessões têm duração de 40 a 60 minutos e serão feitas por estagiários do último ano de psicologia da Universidade Estácio de Sá, supervisionados pelos professores da instituição e pela psicóloga da Prefeitura de Resende.

O atendimento psicoterápico acontecerá presencialmente no Pátio Administrativo às segundas e quartas-feiras em três horários: 9h, 10h e 11h. Caso necessário, será fornecido uma declaração de comparecimento ao paciente para que seja apresentada no posto de trabalho.

É importante frisar que prevalecerá o sigilo profissional, nos quais informações detalhadas do servidor não serão repassadas para colegas, subordinados ou superiores.

- O serviço pode proporcionar ao servidor uma qualidade de vida com mais significado. Amparar e acolher pessoas que passam por alguma condição de sofrimento psíquico são os primeiros passos para os primeiros socorros da saúde mental. Trabalhamos com empatia, profissionalismo e comprometimento com o servidor e suas condições mentais. Por isso, queremos que o servidor tenha a certeza que pode contar conosco – disse Júlio César Barbosa da Silva, secretário de Administração de Resende.

Os servidores que estão passando por alguma dificuldade emocional ou sofrimento psíquico podem entrar em contato com o Atendimento ao Servidor, que vai avaliar o caso e encaminhar ao atendimento psicoterápico. O horário de funcionamento é das 12h às 18h. Ou pelo telefone (24) 3354-3007 para fazer o agendamento.

Palavras chaves: Atendimento Psicoterápico; Servidores Públicos Municipais