06/12/2012

Prefeitura de Resende participa do encerramento da Edição 2012 do Programa Estrada para a Cidadania

Cerca de 30 professores da rede municipal foram certificados pelo projeto neste ano

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência de Transporte e Trânsito, participou nesta quinta-feira, dia 06, do evento de encerramento do Programa Estrada Para a Cidadania Edição 2012, promovido no município através da parceria entre o Governo Municipal e a CCR Nova Dutra (empresa concessionária da Rodovia Presidente Dutra). O evento aconteceu nesta manhã, no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda.

Segundo a coordenadora do Programa Estrada para a Cidadania no Município, Dayse Quintino, cerca de 30 professores da rede municipal de ensino foram certificados por suas participações nas oficinas pedagógicas ministradas através do programa no decorrer do ano de 2012.

Na ocasião, também foi entregue a premiação do Concurso de Desenhos realizado pelo programa junto às escolas municipais, com o tema meio ambiente, no qual a estudante do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Clarice Nascimento de Souza, recebeu um IPod pela autoria do melhor desenho dentre os estudantes do município.

Ainda de acordo com a coordenadora, cada um dos municípios participantes fez uma apresentação mostrando todas as atividades realizadas através do programa com os estudantes durante o ano letivo.

O Programa "Estrada para a Cidadania", que já atendeu mais de 10 mil alunos do Município, é desenvolvido de forma integrada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito).

No ano passado, 1.440 estudantes do quarto e do quinto ano do ensino fundamental de 29 escolas municipais receberam as orientações do programa sobre educação para o trânsito, Cidadania e educação ambiental.

Já os professores participaram das oficinas pedagógicas para atuarem como multiplicadores dentro das unidades de ensino. O treinamento é realizado por pedagogos contratados pela Concessionária, que levam aos professores participantes do curso sugestões de exercícios, de trabalhos e de atividades para a sala de aula.

A CCR NovaDutra oferece gratuitamente o curso e o material de apoio aos educadores, além das cartilhas aos professores e aos alunos envolvidos. Além das aulas em sala, as crianças participam de atividades complementares, que contribuem para a formação integral, como a ação Crianças Amigas da Estrada, que são blitz educativas realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, às margens da Via Dutra.

Já a campanha Cidadania na Estrada promove a produção e distribuição, em praças de pedágio, de mensagens escritas de próprio punho pelos alunos do Programa. O Estrada para a Cidadania também promove o Concurso de Desenho Arte nas Estradas, que premia os melhores trabalhos artísticos dos alunos sobre o tema Meio Ambiente.

Participam em Resende do programa "Estrada para a Cidadania" as seguintes unidades de ensino municipais: Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral, Dona Mariúcha (Santo Amaro), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Lídia Pires Magalhães (Itapuca), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Sagrado Coração (Lavapés), Surubi, Associação Pestalozzi Resende (Jardim Brasília) e Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO