Resende

17° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

05/07/2021

PREFEITURA DE RESENDE MONTA CALENDÁRIO VACINAL CONTRA A COVID-19 ATÉ SEXTA-FEIRA, DIA 9 DE JULHO

Cronograma semanal será realizado nos postos de saúde e pelo sistema drive-thru a partir desta terça-feira, dia 6 de julho

PREFEITURA DE RESENDE MONTA CALENDÁRIO VACINAL CONTRA A COVID-19 ATÉ SEXTA-FEIRA, DIA 9 DE JULHO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem avançando no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O governo esquematizou mais um cronograma semanal para executar o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. O calendário, que começa nesta terça-feira, dia 6 de julho, segue até sexta-feira, dia 9 de julho, com etapas em postos de saúde do município e pelo sistema drive-thru na Área de Exposições. Quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) será vacinado nas unidades de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Já as pessoas que estão fora da área de cobertura da ESF deverão comparecer à Área de Exposições, na data e hora marcadas, a partir da confirmação por ligação telefônica do cadastro feito no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br).

 

Nesta terça-feira, dia 6 de julho, haverá drive-thru para dois públicos diferentes, que não são cobertos pela Estratégia Saúde da Família, na Área de Exposições. Das 9h às 13h, será imunizada com a primeira dose a população geral a partir de 40 anos de idade. Este grupo da primeira dose deve aguardar a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde por ligação telefônica, após a efetivação do cadastro, para comparecimento à Área de Exposições. Todos devem estar munidos de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência no drive. Das 14h às 15h30, os idosos de 60 anos de idade, vacinados com AstraZeneca/Oxford no dia 13 de abril, vão receber a segunda dose. Este grupo deve apresentar documento de identidade com foto e cartão de vacinação recebido na primeira vez. Vale lembrar que, para a segunda dose, a população não precisa esperar o agendamento, basta comparecer no mesmo horário agendado para a administração da primeira dose.

 

Na quarta e sexta-feira, dias 7 e 9 de julho, respectivamente, das 8h ao meio-dia, os postos de saúde estarão disponíveis para a vacinação da população geral a partir de 40 anos de idade. Estas pessoas são cobertas pela Estratégia Saúde da Família. Este grupo receberá a primeira dose do imunizante anticovid na unidade de saúde de sua referência. Este público-alvo, que não precisa de agendamento, deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Ainda nos dias 7 e 9 de julho, os postos de saúde vacinarão as gestantes e as puérperas (45 dias pós-parto) com e sem comorbidade, além de lactantes (de 46 dias até 12 meses). Seguindo novas recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, as gestantes e puérperas com e sem comorbidade só poderão ser vacinadas a partir de prescrição médica após avaliação individualizada de risco-benefício. Vale destacar que as gestantes e as puérperas, que ainda não tenham sido vacinadas, devem apresentar laudo médico para a administração das vacinas Sinovac/Butantan (Coronavac) ou Pfizer/Wyeth, além de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

 

As gestantes devem levar também cartão de pré-natal. Já as puérperas e lactantes devem apresentar caderneta da criança ou certidão de nascimento do(a) filho(a). É importante ressaltar que as lactantes não possuem contraindicação para a vacinação contra a Covid-19, nem necessidade de interrupção do aleitamento materno. Estas mulheres deverão se dirigir à unidade de saúde (posto) mais próxima de sua casa, nos dias de vacinação divulgados pela Prefeitura, entre 8h e meio-dia, para a primeira dose.

 

Nesta quinta-feira, dia 8 de julho, das 8h ao meio-dia, os postos de saúde estarão abertos para a aplicação da segunda dose da vacina anticovid em idosos acima de 64 anos de idade, cobertos pela ESF. Este público, que recebeu a primeira dose da AstraZeneca no dia 15 de abril, deve comparecer à sua unidade de saúde de referência, munido de identidade com foto e cartão de vacinação.

 

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou que o novo esquema semanal foi elaborado, considerando a chegada de mais doses nos últimos dias.

 

— Resende segue dedicada no enfrentamento à doença, que já matou milhares de pessoas no mundo. As vacinas anticovid são aplicadas de acordo com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, respeitando os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. O município já atingiu mais de 50% da população vacinável com a primeira dose aplicada; também ganhou destaque como um dos primeiros do País a imunizar os profissionais da Educação (da Educação Infantil ao Ensino Superior), no mês de abril. De forma responsável e segura, vamos protegendo cada vez mais os moradores da nossa cidade – frisa, complementando que, mesmo após a imunização, todos devem continuar seguindo os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado.

 

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, relembrou como funciona o acesso à vacina contra a Covid-19 em Resende. “O cadastramento no site institucional da Prefeitura de Resende continua em andamento para a população geral a partir de 40 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. Vale enfatizar que a resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, pois a confirmação não ocorre de imediato em virtude da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 40 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Já os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde”, comenta.

Palavras chaves: Calendário Vacinal, Covid-19, Combate Ao Novo Coronavírus, Cronograma Semanal
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados