Assistência Social e Direitos Humanos

Interessados devem procurar os CRAS

Prefeitura de Resende inscreve para novos cursos profissionalizantes

Crédito: ACOM/PMR

A Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos de Resende está com as inscrições abertas para mais sete cursos profissionalizantes. As ofertas são para manicure, depiladora, auxiliar de cozinha, costureira, almoxarife, camareiro e recepcionista. Os interessados devem procurar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), nos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca. As inscrições vão até o dia 25 de setembro.

De acordo com a secretária, Marly Ceccoline Cortona, os cursos fazem parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Pronatec/FIC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), voltado para beneficiários de Programas de Transferência de Renda. As capacitações serão ministradas pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e ao todo serão oferecidas 86 vagas.

As aulas acontecerão no período de 15 de outubro a 11 de março de 2013, com exceção para os cursos de almoxarife e camareiro, que vão de 16 de outubro a 25 de abril de 2013. Os horários e os dias da semana variam de acordo com cada qualificação.

As vagas são destinadas para homens e mulheres, com idade mínima de 16 anos. Os alunos receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, vale transporte e lanche. Para participar os interessados precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico - e possuir o NIS (Número de Identificação Social).

Outro critério é a escolaridade, ou seja, para manicure e depiladora, o requisito é ter estudado até o quinto ano do Ensino Fundamental. Para costureira, o nível exigido é até o sexto ano. Para almoxarife, é preciso ter completado o Ensino Médio. Os interessados em se qualificar para auxiliar de cozinha e camareiro devem saber ler, escrever e ter conhecimentos básicos de matemática. Já para recepcionista, o requisito é ter concluído o Ensino Fundamental.

- A grade dos cursos é definida de acordo com a realidade do público que pretendemos contemplar e também com base nas demandas, como por exemplo, o setor do turismo, que terá a necessidade de contratar mão de obra para atender os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil, e o setor industrial, que está em pleno crescimento na nossa cidade - ressalta a secretária.

Também em parceria com o PRONATEC/FIC, a Prefeitura de Resende está capacitando 128 pessoas nos cursos de Polidor Automotivo, Mecânico de Manutenção de Transmissão Manual e Auxiliar Administrativo, e mais 25 alunos que estão cursando operador de computador e auxiliar de operações em logística. A expectativa é de que o município seja contemplado com novos cursos até o próximo ano.

- A Prefeitura solicita as capacitações, mas o número de vagas é definido pelo programa, do governo federal. De acordo vão surgindo novas vagas, imediatamente divulgamos as inscrições para a população - explica Marly Ceccoline.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO