Assistência Social e Direitos Humanos

Ao todo, são 155 vagas para seis cursos

Prefeitura de Resende inscreve para cursos profissionalizantes gratuitos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Diretos Humanos de Resende está com as inscrições abertas para cursos profissionalizantes do Pronatec/FIC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). As vagas são para costureiro; manicure e pedicure; eletricista de automóveis; mecânico de ciclo; montador de veículos automotores; montador de painéis elétricos e almoxarife. Ao todo serão oferecidas 155 vagas.

Os interessados devem procurar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca, além do CRAS Itinerante; o CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), CREPOP (Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua); Niam (Núcleo de Atendimento à Mulher) ou Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Alfredo de Oliveira, os cursos fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, voltados para beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, que possuem o NIS (Número de Identificação Social).

Além disso, entre os pré-requisitos para concorrer às vagas são: idade entre 16 e 59 anos, renda familiar de até três salários mínimos e os níveis de escolaridade determinados para cada qualificação (Ensino Fundamental Completo ou Incompleto).

- Aqueles que atendem os critérios estabelecidos na programação dos cursos, mas não possuem o Número de Identificação Social, podem fazer o cadastro em uma das unidades dos CRAS para concorrer às vagas - explica o secretário.

Através do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), será ministrado o curso de Manicure e Pedicure, cujas inscrições vão até o dia 14 de fevereiro. Já as inscrições para o curso de costureiro se encerrarão no dia 8 de março, e as aulas se iniciarão no dia 8 de abril. Ambos têm a duração de seis meses.

Por meio do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Social), as oportunidades são para Eletricista de Automóveis e Mecânico de Ciclo. As inscrições se encerram no dia 1º de março para uma turma e no dia 7 de junho para outras duas turmas.

As vagas no Senai incluem também o curso de montador de veículos, que tem inscrições abertas até o dia 5 de abril; Montador de painéis e almoxarife, cujas turmas serão formadas até os dias 5 de abril e 5 de julho. Os cursos no SENAI têm duração de dois meses.

- Os calendários completos podem ser conferidos nos pontos de inscrições, pois os horários e os dias da semana variam de acordo com cada qualificação, assim como o início de cada curso - explica o secretário, informando que os alunos receberão lanche e vale transporte para frequentar as aulas.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO