° Minº Max

16/08/2021

PREFEITURA DE RESENDE INICIA OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

Reforma, que começou no mês de agosto, contempla ampliação da área de banho de sol dos animais, serviços de saneamento básico, troca de piso e pintura geral, entre outras adequações

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende iniciou as obras de revitalização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, neste mês de agosto. A reforma, desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, contempla ampliação da área de banho de sol dos animais, serviços de saneamento básico, adequação hidráulica, troca de piso e pintura geral, entre outros ajustes.

Neste momento, o processo de revitalização está concentrado no trabalho de drenagem, nas melhorias do esgotamento sanitário, substituição do piso de cerâmica em algumas áreas, preparo e concretagem dos espaços destinados à espera do público, além da construção do muro de contenção no local voltado para o banho de sol dos cães e gatos.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que o Centro de Controle de Zoonoses opera nos dias de hoje, como uma unidade de apoio ao primeiro Hospital Veterinário Público da Região Sul Fluminense. “No início do meu primeiro mandato em 2017, tive uma missão importante: retomar o atendimento ao público, que estava suspenso há mais de um ano. Em janeiro daquele ano, a unidade voltou com consultório veterinário, fazendo cirurgias básicas, reorganizando o canil e programando feira de filhotes de cães e gatos para adoção responsável todo mês, dentre outros serviços primordiais para a Saúde Pública do Município. Agora, a Prefeitura está empenhada em dar uma repaginada na estrutura física do CCZ. A reforma promoverá melhorias que vão refletir na qualidade do atendimento à população, que busca os serviços gratuitos como a aplicação da vacina antirrábica para o seu bicho de estimação. A reestruturação também será de grande valia para aqueles pets que são resgatados nas ruas devido ao abandono de seus donos ou por maus-tratos”, reforça.

O diretor-geral do Hospital Veterinário Público de Resende, Felipe Quinane, lembrou quais são os serviços realizados na unidade. “Atualmente, o CCZ atende animais de rua que apresentam alguma enfermidade e controle de doenças transmissíveis a seres humanos como raiva, febre maculosa, esporotricose e leishmaniose. A equipe da unidade também desempenha atividades relacionadas ao combate à dengue, zika e chikungunya, além de desenvolver campanhas como a antirrábica animal, que acontece anualmente. Outro papel importante desenvolvido pelo CCZ é o procedimento de castração”, informa.

A sede do CCZ funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Eurídice Paulina de Almeida, no bairro Vicentina II. Para outras informações, o telefone da unidade é (24) 3360 9690.

Palavras chaves: Obras, CCZ, Centro De Controle De Zoonoses, Revitalização, Ampliação