24/01/2025
PREFEITURA DE RESENDE INICIA INSTALAÇÃO DE ARMADILHAS CONTRA O AEDES AEGYPTI
Ovitrampas foram instaladas por toda a cidade e vão permanecer nos locais por até sete dias
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende deu início nesta sexta-feira, dia 24, à instalação de armadilhas ovitrampas em diversos pontos do município. As armadilhas, que permanecerão nos locais por um período de 5 a 7 dias, são parte de uma estratégia para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
Na última semana, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Resende passou por uma capacitação, conduzida por quatro técnicos do Governo do Estado. O treinamento permitiu o aperfeiçoamento no manuseio das armadilhas ovitrampas, que são ferramentas eficazes no monitoramento da presença do mosquito e na geração de um mapeamento das áreas mais críticas. Com essa fase de implementação, o município também busca ampliar a área de cobertura.
As armadilhas auxiliam na criação de um mapa de calor, que direciona as equipes de controle às áreas com maior presença do mosquito.
- A coleta do material das armadilhas será realizada de forma contínua pelos técnicos, que utilizarão os dados obtidos para monitorar as áreas mais críticas e planejar intervenções mais incisivas. Essa iniciativa se torna uma aliada importante no combate à proliferação do Aedes aegypti e contribui para a redução do índice de infestação.
Os dados obtidos por meio das ovitrampas serão compartilhados com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para o monitoramento da dengue em escala estadual.
Palavras chaves: Armadilhas; Aedes Aegypti