01/04/2022

PREFEITURA DE RESENDE INICIA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E TAMBÉM CONTRA SARAMPO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 4

Campanhas serão de 4 de abril a 3 de junho, para apenas grupos prioritários, nas unidades básicas de saúde e Centro Municipal de Imunização

PREFEITURA DE RESENDE INICIA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E TAMBÉM  CONTRA SARAMPO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 4

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, dia 4, as campanhas de vacinação contra a Influenza e também contra o Sarampo e acontecerão até 3 de junho. A imunização será voltada para apenas os grupos prioritários das campanhas, no Centro Municipal de Imunização, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. E também as unidades básicas de saúde estarão abertas às segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e às terças e quartas-feiras, das 13h às 16h.

Vale lembrar que também haverá um dia D de Vacinação contra Influenza e Sarampo, no dia 30 de abril, nestas mesmas unidades de saúde. O Dia D será voltado para idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a 5 anos.

A vacinação contra Influenza é voltada para os seguintes grupos prioritários: idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; crianças de seis meses a 5 anos; comorbidades; pessoas com deficiência; professores; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; e forças de segurança.

A imunização contra Influenza inicia-se com os idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde. A gestão municipal destaca que o grupo de idosos acima de 80 anos poderá receber a vacina Influenza juntamente com a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina Covid-19, que já está disponível para eles, conforme nota técnica n°20/2022, do Ministério da Saúde.

-Iniciaremos mais uma importante campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo em nosso município. A vacinação é a melhor forma de evitar as duas doenças e principalmente salvar vidas. Estas vacinas possuem grupos prioritários, por isso esperamos que eles compareçam às unidades de saúde, durante todo esse período, com identidade com foto e um documento que comprove o vínculo profissional ou comprovante de comorbidade - frisou o secretário de Saúde, Tande Vieira.

Confira o calendário de vacinação contra Influenza:

4 a 8 de abril: idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde

11 a 15 de abril: idosos acima de 70 anos e trabalhadores da saúde

18 a 29 de abril: idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde

30 de abril: Dia D - idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a 5 anos

2 de maio a 3 de junho: gestantes, puérperas, crianças de seis meses a 5 anos

9 a 13 de maio: comorbidades

16 a 20 de maio: pessoas com deficiência

23 a 27 de maio: professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário

30 de maio a 3 de junho: forças de segurança, salvamento e armadas

A campanha de vacinação contra o Sarampo acontecerá também de 4 de abril a 3 de junho, com o dia D sendo também em 30 de abril. O público-alvo desta campanha é formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde, para atualizar a situação vacinal.

Palavras chaves: Campanhas; Influenza; Sarampo