10/01/2024

PREFEITURA DE RESENDE IMPLEMENTA CENTRO DE HIDRATAÇÃO PARA POSSÍVEIS PACIENTES COM CASOS DE DENGUE

Centro funciona no Hospital Municipal de Emergência e conta com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o novo Centro de Hidratação para possíveis pacientes com casos de dengue, no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, nesta terça-feira, dia 9.

A nova iniciativa foi possível por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O espaço dentro do Hospital Municipal de Emergência conta com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico.

Vale destacar que, no final do ano de 2023, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve na unidade hospitalar para avaliação e validação de medidas para a implantação do centro.

-No Centro de Hidratação, o paciente que estiver com os sintomas da dengue passará por uma consulta pelo médico, além de realizar todos os exames necessários e receber a medicação correta para o tratamento. Infelizmente, o aumento no número de casos de dengue é uma realidade em todo o Estado. Porém, a Prefeitura realiza medidas como essa para oferecer um tratamento aos pacientes com dengue, mais eficaz e com a qualidade que necessitam - destacou o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Ações de combate à dengue

A Prefeitura está empenhada no combate à dengue, com a realização de ações de bloqueio quando existe caso suspeito ou confirmado com visita às residências próximas, visita intersetorial nos canais e córregos da cidade, controle químico, distribuição de telas para caixas d’água, monitoramento dos pontos estratégicos, realização de checklist pelos Agentes Comunitários de Saúde, entre outras.

Além de mutirões de retirada de entulhos e serviços de capina e roçada nas ruas de Resende. As equipes atuam durante o dia e à noite, com a utilização de máquinas e veículos pesados. Nesta ação, são retirados o acúmulo de lixos e entulhos das ruas e espaços públicos, que geram transtornos como surgimento de animais peçonhentos e principalmente o mosquito que transmite a dengue.

Palavras chaves: Centro De Hidratação; Dengue