27/08/2019

PREFEITURA DE RESENDE FAZ AQUISIÇÃO DE CAMINHÃO COMBOIO PARA COMPOR FROTA MUNICIPAL

Novo veículo, destinado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, servirá para auxiliar na conservação das estradas vicinais e abastecimento de máquinas

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, por meio das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Rural, adquiriu um caminhão comboio Ford Cargo para compor a frota municipal. O veículo pesado foi entregue no Pátio da Administração Municipal, no bairro Jardim Jalisco. O novo veículo foi destinado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, para dar suporte aos serviços de manutenção das estradas vicinais e obras, bem como na logística de outros trabalhos realizados para a conservação da limpeza do município.

O caminhão comboio – que transporta combustíveis e produtos como óleos e graxa – se tornará um importante aliado para os trabalhos de infraestrutura de abastecimento e lubrificação de máquinas. A aquisição faz parte da política de renovação da frota municipal.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien de Oliveira, explicou que o caminhão passou a integrar a frota, visando facilitar os serviços desenvolvidos com o emprego de maquinário e seu abastecimento, dentre outras utilidades.

— O caminhão comboio com motor diesel 4x2 possui módulo blindado acoplado para produtos lubrificantes, tais como: óleo diesel e graxa. O veículo é dotado de conjunto com abastecedor de óleo diesel, além de tanque reservatório para coleta e transporte de óleo com capacidade mínima de 200 litros. Também possui reservatórios para água com capacidades mínimas de 200 e 700 litros. O caminhão é equipado com esguicho regulável com mangueira e medidores de óleos lubrificantes analógicos para todos os tipos. O novo integrante da frota ajudará muito no abastecimento e lubrificação das máquinas e demais trabalhos de logística. A aquisição do transporte próprio gera economicidade aos cofres públicos, além de agilizar os serviços previstos no cronograma de obras da Prefeitura.

Durante este processo de modernização, a pasta já foi contemplada com quatro retroescavadeiras, entregues no ano passado, e uma motoniveladora (Patrol) em fevereiro de 2019.

REFORÇO NA FROTA

Para atuação na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, entre fevereiro e julho deste ano, o governo municipal comprou 10 caminhões por meio de processo licitatório. São eles: dois veículos Volkswagen, um do tipo Baú Delivery 9.170 e outro Carroceria Delivery 9.170; quatro da Ford Cargo 2631, com Traçado 6x4 e caçamba basculante de 12 metros cúbicos; dois da Volkswagen tipo caçamba (basculante) de sete metros cúbicos, modelo 17230 Euro V; um Volkswagen Delivery 9170, com cabine suplementar e carroceria metálica para carga seca; e um caminhão Ford Munck (para sete toneladas), com plataforma prancha, tração 6x2.

Já para compor a frota da Secretaria de Saúde, de dezembro do ano passado até fevereiro deste ano, foram recebidos oito carros Nissan March. Parte dos veículos de passeio comprados foi destinada ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), enquanto os demais estão sendo utilizados nas demandas de rotina da secretaria. Em janeiro, um dos automóveis foi encaminhado ao Programa Saúde da Família (PSF) de Engenheiro Passos. O primeiro a ser adquirido do mesmo modelo chegou ao município no ano passado, para ser integrado ao PSF. Em setembro de 2018, chegaram quatro vans da Renault, que são utilizadas para o serviço de TFD. No mês de junho deste ano, ainda foi incorporado um micro-ônibus para o TFD.

Em janeiro de 2019, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, doada pelo Ministério da Saúde, passou a integrar a frota, sendo encaminhada à Superintendência de Vigilância em Saúde. Ainda vale lembrar que foi comprado um trailer móvel odontológico, no ano passado. Dois carros Chevrolet Spin também chegaram ao município, e foram destinados ao Programa de Saúde Mental.

Em fevereiro deste ano, chegaram quatro ambulâncias para atuar nas chamadas remoções simples, no transporte de pacientes que não apresentam risco de morte. Posteriormente, a Prefeitura recebeu mais uma ambulância de remoção simples. O governo ainda adquiriu duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Saúde), em 2017 e 2018. Este ano, a Central de Ambulâncias também recebeu uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel.

Já no setor da Educação, no mês de fevereiro, o Programa Gente Eficiente ganhou um ônibus adaptado, com capacidade para 27 usuários, doado pela montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus. Na ocasião, foram recebidos dois ônibus do programa federal ‘Caminho da Escola’. Em abril, chegaram mais quatro ônibus. Em 2018, a Prefeitura fez a aquisição de três ônibus escolares por meio do mesmo programa.

Em dezembro do ano passado, o governo municipal recebeu um veículo Citroën Aircross e um micro-ônibus, oriundos dos Ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social, respectivamente. Os veículos foram encaminhados ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O Conselho Tutelar já havia recebido dois veículos da marca Fiat, que foram doados em 2017.

Em maio deste ano, a Secretaria de Administração também adquiriu seis veículos Sandero da Renault, para atuação na fiscalização e no monitoramento de obras, bem como na fiscalização de posturas.

Palavras chaves: Caminhão Comboio; Frota Municipal; Desenvolvimento Rural