21/06/2021

PREFEITURA DE RESENDE ESQUEMATIZA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 ATÉ SEXTA-FEIRA, DIA 25

Previsão é de que mais de 6 mil doses (primeira e segunda) sejam aplicadas no cronograma desta semana, nos postos de saúde e pelo sistema drive-thru

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Resende, segue avançando com o Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19. Para esta semana, o governo municipal esquematizou um calendário de imunização contra a doença, que estima a aplicação de mais de 6 mil doses (primeira e segunda), nos postos de saúde e nas policlínicas e pelo sistema drive-thru. Quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), será vacinado nos postos ou policlínicas, sem necessidade de agendamento prévio. Já as pessoas que estão fora da área de cobertura da ESF, deverão comparecer à Área de Exposições, na data e hora marcadas, a partir da confirmação do cadastro feito no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br).

Na terça e na quinta-feira, dias 22 e 24 de junho, respectivamente, entre 8h e meio-dia, a população geral de 47 a 49 anos, que é coberta pela Estratégia Saúde da Família, receberá a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus nas unidades de saúde de sua referência. Este público-alvo, que não precisa de agendamento, deverá apresentar documentos de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na quarta-feira, dia 23, das 9h às 13h, a população geral a partir de 45 anos, que mora fora da área de cobertura dos postos de saúde, será contemplada com a primeira dose da vacina no sistema drive-thru, na Área de Exposições. Estas pessoas, que se cadastraram no site da Prefeitura, devem comparecer após o agendamento confirmado pela Secretária de Saúde, munidas de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

Ainda na quarta, dia 23, os profissionais da saúde, que já receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca no dia 31 de março, serão contemplados com a segunda dose no circuito do drive-thru na Área de Exposições, das 13h30 às 15h30. Neste caso, o grupo deve levar também o cartão de vacinação adquirido na primeira aplicação do imunizante.

Na sexta-feira, dia 25, as equipes de todas as unidades de saúde estarão a postos para a imunização da população geral com 45 e 46 anos de idade, incluindo, os remanescentes das etapas anteriores. Estas pessoas cobertas pela ESF, que vão receber a primeira dose da vacina, devem apenas comparecer e apresentar a documentação exigida nos postos e nas policlínicas.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, reforçou que o processo de vacinação no município vem sendo ampliado de acordo com a chegada de novas doses dos imunizantes, que são entregues pelo Ministério da Saúde.

— Resende segue empenhada no enfrentamento à doença, com novo calendário para a imunização da população nesta semana. O município já atingiu 50% da população vacinável com mais de 47 mil pessoas com a primeira dose aplicada; também se destacou como um dos primeiros municípios do País a imunizar os profissionais da Educação, da Educação Infantil ao Ensino Superior, no mês de abril. É importante lembrar que, mesmo após a imunização, todos devem continuar seguindo os protocolos de segurança sanitária para se proteger, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – enfatiza.

Vale relembrar que o cadastro no site institucional da Prefeitura de Resende continua aberto para a população geral a partir de 40 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. O governo municipal ainda informa que a resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 40 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente.

Já os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde, além do contato do agente comunitário de saúde.

Palavras chaves: Vacinação Contra Covid-19, Calendário, Drive-Thru, Postos De Saúde