Obras e Serviços Públicos
17/12/2021
PREFEITURA DE RESENDE ENTREGA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO DO PROJETO DE EQUOTERAPIA NESTE SÁBADO, DIA 18
Obras trazem mais conforto e qualidade para o desenvolvimento de dezenas de pessoas que passam pelo tratamento em busca de mais qualidade de vida
Crédito: Douglas Pacheco
O projeto de Equoterapia da Prefeitura de Resende, que já passou por uma ampliação na oferta de vagas em 2018 depois de 10 anos de espera, agora ganhou mais uma ampliação. A gestão municipal entrega neste sábado, dia 18, as obras que trazem mais espaço, conforto e condições favoráveis para o desenvolvimento de dezenas de pessoas que passam pelo tratamento em busca de mais qualidade de vida. A equoterapia é realizada em um galpão da Área de Exposições da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, as obras foram feitas sobre o mesmo galpão que recebe as atividades, renovando totalmente o espaço, que ganhou nova sala de avaliação, espaço destinado à espera para os acompanhantes dos pacientes, banheiros, copa e almoxarifado. O galpão também recebeu um picadeiro e obstáculos dentro dos parâmetros adequados, que proporcionam melhores condições para o desenvolvimento das atividades de hipoterapia. O local também melhorou em termos de acessibilidade de pessoas com deficiência.
A nova estrutura assegura aos pacientes mais conforto e condições apropriadas tanto na hora da prática das atividades de equoterapia quanto no processo de socialização. Com as mudanças, o galpão de atividades passa a ficar interligado à arena ao lado, gerando mais sombra nos momentos ensolarados; o acesso continuará limitado por entrada específica no cercado de madeira.
- Sabemos o quanto esse projeto faz a diferença na vida das pessoas e a atual gestão municipal vem trabalhando, desde o início, para proporcionar condições cada vez mais dignas e o desenvolvimento de um trabalho de excelência. Essa obra é muito importante e permite ao projeto de equoterapia um salto em qualidade que vai beneficiar cada aluno e profissional que fica responsável pelas atividades. A saúde da população é prioridade para a atual gestão, sabendo que sempre é possível melhorar de algum jeito – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, atualmente, o projeto de equoterapia atende, em média, 50 pessoas de 2 a 64 anos de idade. O projeto inclusivo com fins terapêuticos atende pessoas com Síndrome de Down, Disfunção Neuromotora, hiperatividade, deficiência visual total, síndromes raras, dentre outras patologias. Cerca de 80% dos alunos são autistas.
Ampliação em 2018
Nos últimos anos, o projeto de equoterapia vem ganhando novidades, melhorias e atenção da gestão municipal. Em 2018, através de uma ampliação do serviço, que aconteceu após anos de expectativa, houve a inclusão de mais 30 pessoas, o que elevou o número total de beneficiados para 50 pessoas, representando um aumento de 150%.
Palavras chaves: Obras Revitalização Reforma