Assistência Social e Direitos Humanos
19/11/2024
PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA PROGRAMAÇÃO PELA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Atividades começam nesta terça-feira, dia 19, com uma palestra sobre letramento racial, no plenário da Câmara Municipal
Crédito: Divulgação/PMR
A Prefeitura de Resende, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, vai promover uma programação pela semana da Consciência Negra, cujo feriado é celebrado no dia 20 de novembro. A programação começa nesta terça-feira, dia 19
A primeira atividade é nesta terça-feira, com uma palestra sobre letramento racional. O evento, gratuito e aberto ao público, será às 8h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Vale lembrar que o letramento racial é um processo de educação e conscientização que visa a combater o racismo e a desigualdade racial.
Avançando para o feriado no dia 20, quarta-feira, haverá um dia de atividades no Parque Zumbi, que fica na Avenida Kennedy, no Centro. Por lá, a festividade começa às 13h, com um cerimonial e a abertura da Exposição Casa Claudionor Rosa. Meia hora depois, o evento reserva espaço para um momento dos povos de terreiro. Depois, às 14h30, haverá um desfile de beleza negra. A programação continua com apresentações da Associação Resendense de Capoeira, às 15h15, e shows às 16h. O público ainda poderá desfrutar de uma apresentação de zumba, às 17h, com Baile Black Charme encerrando o evento, às 18h.
Na quinta-feira, dia 21, também no Parque Zumbi, haverá exposição artística, desfile da beleza preta e apresentação musical com Maria Fortunato. As atividades, neste dia, começam às 13h. Já na sexta-feira, dia 22, haverá uma exposição e exibição de filmes relacionado à agenda, no Espaço Z, das 8h30 às 20h. E encerrando o cronograma, no domingo, dia 24, haverá o 9º batizado e troca de graduações da capoeira no Espaço Z, às 9h.
- É fundamental que o município promova essa programação para deixar em foco as demandas e a cultura preta. Significa preservar a memória e a identidade de muitas gerações que fazem parte da história. Infelizmente, até hoje convivemos com o racismo e promover a cultura e a educação são passos importantes para conquistarmos dias melhores. Estas atividades trazem representatividade e a valorização das nossas origens. Convidamos todos a fazerem parte desse momento - disse Wanderleia Tavares, coordenadora da Promoção da Igualdade Racial da Diretoria de Direitos Humanos.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído como lei e faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Zumbi dos Palmares é considerado como um símbolo de resistência e luta dos escravos no contexto do Brasil colonial. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695 após a descoberta do esconderijo onde ficava.
Confira a programação do Dia da Consciência Negra:
19/11: Abertura da Semana da Consciência Negra
Palestra: Letramento racial, às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores
20/11 - Dia da Consciência Negra
Local: Parque Zumbi
13h: Cerimonial
13h30: Momento dos povos de terreiro
14h30: Desfile de beleza negra
15h15: Associação Resendense de Capoeira
16h: Shows
17h: Zumba
18h: Baile Black
21/11 - Evento Cultural
A partir das 13h: exposição artística, desfile da beleza preta e apresentação musical com Maria Fortunato
22/11 - Exposição e Exibição de Filmes
Local: Espaço Z, das 8h30 às 20h
24/11 - Evento de Capoeira
Local: Espaço Z, às 9h
Palavras chaves: Direitos Humanos Igualdade Racial