07/02/2022

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Diferentes etapas de vacinação acontecem nos próximos dias 8 e 10, em algumas unidades de saúde

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação contra Covid-19 para esta semana. Nos próximos dias 8 e 10 acontecerão diferentes etapas de vacinação, incluindo do público infantil, em unidades de saúde selecionadas. Além de ações de repescagem no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso.

Nesta terça-feira, dia 8, a gestão municipal realiza quatro etapas de vacinação da Pfizer, nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, das 9h às 12h. Serão aplicadas primeiras doses para a população a partir de 12 anos; segundas doses da Pfizer para moradores a partir de 12 anos, vacinados com primeira dose até o dia 18/01; doses de reforço para os munícipes a partir de 18 anos, vacinados com segunda dose até 08/10; e também quarta dose para os imunossuprimidos graves, maiores de 18 anos e vacinados com três doses até 08/10.

Para a vacinação, os moradores precisam apresentar os seguintes documentos: identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (se possuir). Além do cartão de vacinação com registro das doses recebidas. No caso dos imunossuprimidos graves é necessário ainda laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão, que ficará retido no local.

Já na próxima quinta-feira, dia 10, Resende dá continuidade à vacinação infantil. Crianças de 6 a 11 anos receberão a primeira dose da Coronavac, nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, das 9h às 12h. Vale destacar que crianças imunossuprimidas não poderão tomar este imunizante. Os pais e responsáveis devem acompanhar as crianças no ato da vacinação. Em caso de ausência dos pais a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, que poderá ser encontrado nas unidades de saúde.

Para a vacinação das crianças são necessários documentos da criança: cartão do SUS, cartão de vacinação e CPF. Além de comprovante de residência do responsável. A vacina Coronavac foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada em crianças a partir de 6 anos, que não tenham nenhum grau de imunossupressão. É importante reforçar que crianças que estiverem infectadas com a Covid-19, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a vacina.

-Estamos dando importantes passos na vacinação contra Covid-19 em nosso município. Agora iniciamos a vacinação nas crianças de 6 a 11 anos e é importante que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde. Todas as vacinas são seguras e foram aprovadas pela Anvisa. Nesta semana também realizamos ações de repescagem para quem ainda não teve oportunidade de se vacinar como também doses de reforço para aqueles que já estão aptos. Pedimos que a população faça sua parte, vacine-se e mantenha os cuidados de prevenção com o uso correto da máscara, higienização das mãos e distanciamento social - comentou o secretário de Saúde, Tande Vieira.

Etapas de vacinação no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso

Resende também promove nos dias 8 e 10, diferentes ações de repescagem no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, das 9h às 18h. As equipes de saúde aplicarão primeiras doses para pessoas a partir de 12 anos, que não se vacinaram por algum motivo; segunda dose da Pfizer para população a partir de 12 anos; segundas doses da Coronavac ou AstraZeneca para maiores de 18 anos, que perderam a data; doses de reforço para munícipes maiores de 18 anos, vacinados com segunda dose até 08/10 e quarta dose para imunossuprimidos graves, a partir de 18 anos, vacinados com três doses até 08/10.

Para todas estas etapas são necessários documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. No caso da aplicação da dose de reforço é necessário também o cartão de vacinação com registro de duas doses. Já os imunossuprimidos precisam ainda apresentar laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão.

Palavras chaves: Calendário; Vacinação; Covid-19