04/05/2022

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CRONOGRAMA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Para a campanha de vacinação de 2022, os vigilantes em endemias do CCZ foram capacitados no último dia 29

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CRONOGRAMA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um calendário da campanha de Vacinação Antirrábica de 2022 no município. A ação acontecerá em seis locais no sábado, dia 14 de maio.

A primeira etapa no dia 14 acontecerá nos seguintes pontos fixos, das 9h às 16h: no posto de saúde Fazenda da Barra I para moradores das localidades Fazenda da Barra I e Jardim Esperança; posto de saúde do bairro Fazenda da Barra II; posto de saúde da Fazenda da Barra III; posto de saúde da Morada da Barra; posto de saúde do bairro Parque Minas Gerais. E além destes, também no dia 14, mas das 9h às 12h, haverá um posto volante para moradores do bairro Jardim do Sol, localizado próximo à Igreja Católica.

A campanha de vacinação antirrábica é destinada aos cães e gatos de Resende, com mais de três meses de vida, e que estejam com boa saúde e sem enfermidades. O diretor-geral do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, destaca que o tutor do animal deve ser maior de 18 anos e apresentar o documento de identidade com foto. Além disso, os animais devem estar com guias e coleiras, sendo que os mais ferozes precisam ser levados com focinheiras. Já os felinos devem ser levados em caixas ou gaiolas para evitar fugas.

-A campanha de vacinação antirrábica é uma questão de saúde pública e é importante para proteger os cães e gatos de nosso município. É fundamental que os tutores sempre vacinem seus pets contra a raiva e proporcionem o bem-estar deles. Para a campanha de 2022, nossos agentes em endemias do CCZ receberam uma capacitação no último dia 29 para que a campanha ocorra com toda a segurança, tanto para os profissionais quanto para os animais - disse Felipe Quinane.

Vale lembrar que o cronograma de vacinação com outras datas será divulgado em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Resende.

Capacitação dos servidores do CCZ

Visando um serviço de qualidade e com segurança, a Prefeitura de Resende, por meio do CCZ, realizou uma capacitação para os vigilantes em endemias do CCZ, na manhã da última sexta-feira, dia 29. O treinamento teve como objetivo a preparação dos servidores do órgão para a campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos, que será realizada em 2022.

No encontro os agentes receberam atualização e orientações sobre as técnicas de conservação de vacinas, procedimentos para aplicação do imunizante, entre outras atividades para o desenvolvimento da campanha de vacinação contra a raiva.

Palavras chaves: Vacinação Antirrábica; CCZ; Capacitação