Resende

17° Min28º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Vigilância em Saúde

19/01/2022

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI DE JANEIRO

Ações do primeiro mutirão da dengue de 2022 de visita domiciliar de 2022 intensificam nesta quinta (20) e seguem pelos próximos meses em diferentes bairros da cidade

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI DE JANEIRO

Crédito: Raimundo Brasil

A chegada de um novo ano traz consigo o já conhecido período de chuvas, por conta do verão, que tem como característica as constantes chuvas. Pensando nisso, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já preparou o cronograma de mutirão para o mês de janeiro em combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite as doenças dengue, zika e chikungunya. 

As ações acontecem periodicamente e o cronograma das atividades de visita domiciliar do mutirão de 2022 terão continuidade nesta quinta-feira, dia 20, e seguem pelos próximos meses nos bairros com maiores riscos de infestação. Em uma ação conjunta com a Superintendência de Serviço Público, a secretaria de Saúde fará também retirada de entulhos dos bairros selecionados para o mês de janeiro (confira abaixo o cronograma completo). 

No entanto, ações de panfletagem e orientação sobre possíveis depósitos de resíduos, além da explicação sobre a importância dos 10 minutos semanais para eliminar focos do mosquito são realizadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante todo o ano.

De acordo com o CCZ, a escolha dos bairros acontece de acordo com a maior quantidade de amostras positivas do Aedes Aegypti nas residências, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). 

- Estamos ainda enfrentando a pandemia da Covid-19, mas outras doenças não podem ser deixadas de lado, por isso, a Prefeitura de Resende e a Secretaria Municipal de Saúde continuarão sem medir esforços para melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Por isso, devemos ter um olhar atento à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, já que os maiores focos são encontrados dentro das residências. São 10 minutos semanais importantíssimos dentro da própria residência que não atrapalham a rotina e ainda podem salvar vidas - concluiu o secretário de Saúde de Resende, Tande Vieira. 

Cronograma de mutirão da dengue em janeiro:

Palavras chaves: Mutirão Dengue; Cronograma
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados