Resende

22° Min29º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

04/03/2022

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO DA DENGUE PARA CINCO BAIRROS EM MARÇO

Equipes do CCZ também realizam ações semanais durante todo o ano com o posicionamento de armadilhas que capturam ovos de mosquito Aedes Aegypti

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO DA DENGUE PARA CINCO BAIRROS EM MARÇO

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende divulga o calendário do mutirão da dengue para o mês de março em cinco bairros. A ação, que acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde com os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, terá início na próxima semana (confira o cronograma abaixo). 

As atividades acontecem durante todo o ano com visita domiciliar, ações de panfletagem e orientação sobre possíveis depósitos de resíduos, além da explicação sobre a importância dos 10 minutos semanais para eliminar focos do mosquito.

De acordo com o balanço divulgado pelo CCZ, foram realizadas mais de 7.300 vistorias às residências em janeiro e fevereiro, além da eliminação de, aproximadamente, 1.300 possíveis focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti.

- O trabalho do mutirão da dengue é feito em conjunto com a secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio da coleta de inservíveis, que são os materiais que não têm mais utilidade, para que possamos diminuir a quantidade de materiais descartados nas ruas e, assim, combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Contamos também com a colaboração da população nos 10 minutos semanais para evitar a proliferação do mosquito da dengue -  explicou o secretário de Saúde, Tande Vieira. 

De acordo com o CCZ, a escolha dos bairros acontece de acordo com a maior quantidade de amostras positivas do Aedes Aegypti nas residências, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa).

Cronograma do mutirão da dengue de março

 

Armadilhas ovitrampa 

Além do mutirão para combater o mosquito Aedes Aegypti, os profissionais do CCZ realizam semanalmente a distribuição de armadilhas ovitrampa, que são vasos (tipo de planta na cor preta) com uma paleta de madeira dentro. 

A ovitrampa é posicionada em um local que simula o ambiente perfeito para a procriação do inseto. Dentro do recipiente é colocado uma quantidade de água que pode ser adicionada uma substância atrativa à fêmea para que ela deposite os ovos no recipiente. 

- Este procedimento é feito desde 2019 no município e até 16 de fevereiro deste ano já haviam sido retirados 33.832 ovos de circulação. A ovitrampa nos traz índices de infestação e informações para direcionarmos as ações de forma correta e mais precisa. O CCZ realiza semanalmente a coleta do material, que é encaminhado ao laboratório onde é feita a leitura das paletas e a contagem dos ovos com uma lupa microscópica. Depois é realizado um procedimento específico para eliminar os ovos - finalizou o secretário Tande. 

Palavras chaves: Mutirão Da Dengue; Aedes Aegypti; Março
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados