22/12/2023

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE AÇÃO DE FUMACÊ PARA O FINAL DE ANO E INÍCIO DE JANEIRO

Veículo passará em 28 pontos da cidade, do dia 26 ao dia 05 de janeiro de 2024, para conter a transmissão da dengue e a eliminação do mosquito

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma programação do Fumacê para os próximos dias e início do mês de janeiro. O veículo passará por cerca de 28 pontos da cidade, desta terça-feira, 26 de dezembro até o dia 5 de janeiro de 2024.

Os primeiros bairros contemplados pelo Fumacê nesta terça-feira, dia 26, serão Morada do Contorno e Jardim Primavera I, II e III. O Centro de Controle de Zoonoses reforça que o equipamento UBV é indicado para controle de fêmea adulta do Aedes aegypti, e aplicado em situações de emergências como o aumento no número de casos de dengue e quando o controle preventivo não foi suficiente.

A ação será aplicada nos períodos da manhã ou da tarde pelos bairros de Resende. Este equipamento UBV libera partículas menores, com melhor alcance e atingindo uma cobertura maior. O equipamento é mais moderno e recomendado pelo Ministério da Saúde.

-Resende infelizmente vem sofrendo com o aumento no número de casos de dengue, assim como o restante de todo o país, por conta desse período de chuvas. Assim, decidimos realizar esta programação com aplicação de inseticida em um equipamento acoplado no veículo para a eliminação do mosquito na fase adulta, quando está em surto de dengue ou epidemia. *Além de ser utilizada para o controle dos números de casos também contém a transmissão da doença.Mas vale reforçar que a população deve fazer sua parte no combate à dengue, como separar 10 minutos por semana para cuidar de sua residência e retirar depósitos que acumulam água parada - destacou o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Confira a programação de Fumacê

Morada do Contorno - 26/12

Jardim Primavera I, II e III - 26/12

Toyota I e II - 27/12

Vila Isabel/Santo André - 27/12

Cidade Alegria/Alegria II - 28/12

Jardim Beira Rio/ Jardim Alegria/ Nova Alegria - 29/12

Boa Vista I e II/Casa da Lua - 02/01

Condomínio Morada das Agulhas/Mirante das Agulhas/Morada do Bosque/Nova Resende - 02/01

Vila Alegria (Mutirão)/Campo de Aviação - 03/01

Baixada da Olaria - 03/01

Itapuca - 04/01

Santa Isabel/Elite - 05/01

Morada da Felicidade/Vila Hulda - 05/01

Retirada de entulhos

Além disso, a Prefeitura segue empenhada no combate à dengue com a realização de mutirões de retirada de entulhos e limpeza pelas ruas do município. As equipes trabalham durante o dia e também no período da noite, com utilização de máquinas e veículos pesados. Nesta ação, as equipes retiram o acúmulo de lixos e entulhos de ruas e espaços públicos, que geram transtornos como surgimento de animais peçonhentos e principalmente o mosquito que transmite a dengue.

Vale destacar que em Resende há o Aterro de Lixo Verde e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Estrada Resende Riachuelo, no bairro Casa da Lua. O local recebe entulhos como corte e poda de árvores, limpeza de jardinagem, entre outros resíduos.

Palavras chaves: Fumacê; Dengue