Resende

19° Min30º Max

Selo prevenção do site

Governo

27/09/2023

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA ATIVIDADES DA 54ª EXAPICOR

Abertura oficial da festa de 222 anos da cidade está programada para esta quinta-feira, dia 28, às 19h; confira demais atividades

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA ATIVIDADES DA 54ª EXAPICOR

Crédito: Divulgação PMR

A 54ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) está de volta para celebrar os 222 anos da cidade. A partir desta quinta-feira, dia 28, a população vai desfrutar de dias repletos de atrações, que abrangem desde shows nacionais até atividades agropecuárias. Esta é a maior festa gratuita do Sul Fluminense e vai animar Resende até o dia 8 de outubro na Área de Exposições, localizada na Estrada Resende Riachuelo.

Além dos shows nacionais, a festa contará ainda com shows regionais, praça de alimentação, parque de diversões, prova com equinos, Feira de Artesanato, dentre dezenas de outras atividades. 

Vale reforçar que a entrada é permitida para pessoas acima de 18 anos. Menores de idade devem ir acompanhados dos pais e/ou responsáveis ou apresentar um documento oficial e o formulário de Autorização do Responsável, que pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Resende

Palco Principal
A abertura oficial da Exapicor 2023 acontece no dia 28 de setembro, a partir das 19h, em uma cerimônia que contará com autoridades municipais. Na mesma data, também acontece a apresentação da dupla sertaneja Israel e Rodolffo. Já no dia seguinte, a comemoração do aniversário da cidade, 29 de setembro, fica por conta do MC Cabelinho. Marvvila e o grupo Tá Na Mente se apresentam no dia 30. O cantor de forró e piseiro João Gomes encerra a primeira etapa de shows nacionais no dia 1º de outubro. 

As atrações retornam na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, com as apresentações que iniciam às 19h30 do pastor Cláudio Duarte e de PG. Os shows da 54ª Exapicor retornam com Sorriso Maroto e Gino e Geno, que se apresentam nos dias 6 e 7 de outubro, respectivamente. Fechando as celebrações do aniversário da cidade, Pedro Sampaio coloca todos para dançar no dia 8 de outubro. 

Palco Resende
As apresentações regionais da 54ª Exapicor acontecerão no Palco Resende, que reunirá mais de 15 apresentações regionais em variados estilos musicais. Durante todos os dias de festa, a Exapicor contará com atrações como Joyce Sofia e Zero Bala, LD, Digs, PC Alves, Vinicin, Paulo Toró, Nosso Lema, DJ Maurício Macedo, Os Príncipes do Piseiro, Rafaella Daher, além de Diogo Senna, 2 Pedros, Letty e Kadu Silva. 

O Palco Resende também terá apresentações do Centro de Dança de Resende, do projeto “Dança e Magia”. 

Atrações infantis
O público infantil não ficará de fora da 54ª Exapicor e nos dias 7 e 8 o Palco Resende receberá o espetáculo “Encanto - Uma Comédia Madrigal” e o musical “A Pequena Sereia”, respectivamente. Em ambos os dias, as apresentações iniciam às 18h. 

Praça de alimentação
Certamente, tanta diversão e festejo terão o suporte de uma praça de alimentação dividida em dois espaços com opções de comida e bebida, sendo um na via principal da Área de Exposições e outro próximo ao Parque de Diversões. Durante a semana os alimentos serão servidos a partir das 18h e aos finais de semana a partir das 10h. 

Parque de Diversões
Como já é tradição, o Parque de Diversões estará presente também na edição deste ano da Exapicor, que contará com o maior parque itinerante da América Latina.  Em dias úteis, a abertura está prevista para às 18h. Já aos finais de semana e feriado, os brinquedos estarão disponíveis a partir das 14h. 

Dentre algumas das atrações estão: Amor Express; Barco Viking; Autopista, o famoso carrinho de bate-bate; roda-gigante; samba; Benny Hill, a “mansão maluca”, dentre várias outras. 

Feira de Artesanato
A exposição de produtos artesanais contará com mais de 70 artesãos de Resende, expondo produtos que vão desde móveis à bijuterias. A feira começa no dia 28 de setembro e segue até o último dia de festa, 08 de outubro. Nos dias de semana, a feira abre às 18h e segue até meia noite. Sábados e domingos a população poderá aproveitar a exposição dos produtos das 10h à meia noite. 

Feira de Agronegócio
Produtos artesanais oriundos da agropecuária também serão comercializados na Feira de Agronegócio da Região das Agulhas Negras. Estarão presentes produtores de diferentes regiões apresentando alguns produtos como doces, geléias, mel, pães caseiros, dentre outros. No dia 29 de setembro haverá degustação de agroindústrias a partir das 18h. 

Durante o evento, haverá também uma exposição de flores ornamentais e artesanais, mini circuito de agricultura em desenvolvimento e cursos de artesanato. O espaço oferecerá também Cursos de Artesanato em Customização nos dias 29 e 30 de setembro e 4, 5, 6 e 7 de outubro. A participação é aberta ao público, mas as vagas são limitadas. Portanto, os interessados devem fazer as inscrições previamente pelo telefone (24) 99998-5847.

Prova de 3 Tambores
Uma das atrações que também já é tradição na Exapicor é a Prova de 3 Tambores, que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro. A prova consiste em percorrer o trajeto com três tambores, no menor tempo possível. O “Circuito Vale de Tambor” fará uma etapa bônus com premiação. As reservas de baias poderão ser feitas através do site sgpsistema.com.br. 

Segurança
Como todos os anos de Exapicor, o esquema de segurança da festa terá a atuação da Guarda Municipal, além do reforço da Polícia Militar, que contará com a atuação de agentes da cavalaria. O evento também receberá o importante reforço da Patrulha Maria da Penha no combate à violência contra a mulher e ao feminicídio durante todos os dias.

A campanha estadual “Ouviu um não? Respeite a decisão!” também fará atuação durante todos os dias de festa. Além de uma ação de orientação, os agentes farão abordagens e montarão um estande para que as vítimas possam procurar ajuda e os abusadores sejam encontrados ainda em situação de flagrante. 

Saúde
O ambulatório de suporte em saúde estará montado para atender às possíveis emergências em uma estrutura que terá postos de saúde com atendimento feito todos os dias de festa — e conta com médico plantonista, enfermeiros, maqueiros e auxiliares de enfermagem. 

Paralelo aos serviços de ambulatório, a Santa Casa também terá uma estrutura de atendimento ao público, com aferição de pressão, medição de glicose, além de atividades com grupos de personagens e uma ação em prol da campanha “Outubro Rosa”, com panfletagem e entrega de brindes. 

Hospital Veterinário
Os cuidados com a saúde animal também marcarão presença na 54ª Exapicor. Um estande do Hospital Veterinário será montado para atendimento ao público nos dias 30 de setembro e 7 de outubro, das 9h às 15h, com orientações veterinárias, limpeza de ouvidos, aferição de pressão arterial, distribuição de senhas para castração e feira de adoção. Serão distribuídas 50 senhas para cada serviço, além de 500 senhas para castração e 100 aplicações de vacinas antirrábicas (por ordem de chegada). 

Atividades de Esporte e Lazer
Além das atrações culturais, haverá ainda opções de esporte e lazer na Exapicor, com o estande da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para apresentar as atividades gratuitas oferecidas à população nos dois centros esportivos (Jardim Aliança II e  na antiga Câmara). Haverá ainda aulas de aulas de jazz, ballet, hip-hop, ritmos, judô, jiu-jitsu, pilates solo, dentre outras. 
 

Palavras chaves: 54ª Exapicor; Programação
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados