25/03/2022

PREFEITURA DE RESENDE DISTRIBUI MIL SENHAS PARA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS, NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 25

Distribuição acontecerá a partir das 13h, na lateral da Farmácia Veterinária Pública, apenas para os moradores da região da Grande Alegria

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribui nesta sexta-feira, dia 25, mil senhas para a castração de cães e gatos. As senhas para a marcação do procedimento, inicia às 13h, ao lado da Farmácia Veterinária Pública, que será inaugurada também neste dia 25, mas à noite.

O castramóvel ficará estacionado na Avenida das Mangueiras, no bairro Cidade Alegria. Vale destacar que as mil senhas serão distribuídas apenas para os moradores da região da Grande Alegria.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entrará em contato com o tutor do animal, a partir da próxima semana, para marcação dos procedimentos. O tutor deve ser maior de 18 anos, apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência.

O secretário de Saúde, Tande Vieira destaca que o castramóvel de Resende é pioneiro na região e começou a funcionar em 2020, beneficiando a população canina e felina do município.

-A gestão municipal trabalha para garantir uma saúde pública de qualidade também para os animais. Já temos o Hospital Veterinário Público há mais de um ano e que é pioneiro no Estado do Rio e agora vamos inaugurar também nesta sexta-feira a Primeira Farmácia Pública Veterinária do País. O castramóvel é muito importante para atender as demandas da população canina e felina. A castração é um fator importante para a redução de doenças. Já a Farmácia Veterinária irá oferecer aos tutores dos animais atendidos no Hospital Veterinário Público medicamentos gratuitos como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos - comentou Tande Vieira.

A gestão municipal lembra que para passar pelos procedimentos, os animais devem ter, pelo menos, seis meses de vida e estar em bom estado de saúde. A exceção é apenas para os cachorros que têm o focinho achatado ou curto, condição chamada de canina braquicefálica.

Os trailers já percorreram diversos locais do município, principalmente as áreas mais afastadas como: distrito de Vargem Grande; Região das Barras; Engenheiro Passos; Serrinha; São Caetano; entre outros.

Palavras chaves: Castramóve; Grande Alegria