Assistência Social e Direitos Humanos

23/02/2021

PREFEITURA DE RESENDE COMEMORA DIA DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO COM REUNIÃO EM CANAL OFICIAL DO YOUTUBE

Encontro on-line acontecerá nesta quarta-feira, dia 24, às 18h30, pelo canal oficial do YouTube, em formato híbrido

Crédito: Divulgação PMR

Em alusão ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil – Sufrágio Feminino, celebrado em 24 de fevereiro, a Prefeitura de Resende promoverá uma reunião no canal oficial do YouTube, marcada para começar às 18h30 desta quarta-feira. O encontro on-line desta quarta, dia 24, que será em formato híbrido é organizado pela Coordenadoria da Mulher, ligada à Diretoria de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A reunião ainda conta com o apoio do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) de Resende e da Câmara Municipal de Resende.

A reunião será realizada no Plenário da Casa Legislativa de Resende, com transmissão para a população pelo canal oficial do YouTube (link de acesso: https://youtube.com/c/PrefeituraResendeOficial). A palestrante convidada é Ângela Fontes, coordenadora da Formação Mulheres Mais Fortes na Política, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Ela também exerce a função de conselheira representando o Ibam no Cedim-RJ (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro).

De acordo com a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Sheila Cristina Guilherme Freire, a data comemorativa é um marco do Código Eleitoral brasileiro, que passou a assegurar o voto feminino no ano de 1932.

— A data comemorativa foi instituída no Calendário Oficial do Governo Federal no dia 24 de fevereiro, conforme a Lei nº 13.086, de 8 de janeiro de 2015. Vale lembrar que o movimento pelo sufrágio (direito de votar) às mulheres foi um movimento social, político e econômico de reforma. O objetivo é celebrar a data, visando ao fortalecimento da presença das mulheres em espaços de decisão e poder, além de fomentar a participação feminina no cenário político-partidário. No Plenário da Câmara, haverá a presença da palestrante e de mulheres que representam a política de diversos partidos no município, seguindo as medidas de segurança sanitária contra a Covid-19 (novo coronavírus). Toda a população está convidada a acompanhar a palestra pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube – destaca.

Palavras chaves: Dia Da Conquista Do Voto Feminino No Brasil, YouTube, Live, Reunião On-line