25/06/2021
PREFEITURA DE RESENDE CHAMA ATENÇÃO PARA IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA INFLUENZA
Imunização contra a gripe também é fundamental para resguardar saúde da população
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue empenhada na campanha de vacinação contra a Influenza, paralelamente à campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, 35,9% do público vacinável foi em busca de se imunizar. O percentual está acima da média estadual, que é de cerca de 20%, mas a gestão municipal alerta para que este índice seja cada vez maior e que a população se conscientize sobre a importância da vacina.
De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o município se empenha em um grande desafio para conciliar duas importantes campanhas de vacinação simultâneas. Segundo ele, a atenção com uma vacina não pode fazer com que a população esqueça da outra. Embora o município esteja enfrentando e vencendo a cada dia a pandemia da Covid-19, também é necessário estar atento aos riscos da gripe.
- Não podemos baixar a guarda com a Influenza, mesmo empenhados na vacinação contra a Covid-19. A estratégia é traçada com muito cuidado e critério justamente para imunizar os grupos considerados mais suscetíveis e vulneráveis aos riscos da gripe. Com estes públicos imunes, conseguimos continuar controlando mais esta doença. Por isso, estamos em alerta para conscientizar a população e fortalecer nossos índices de vacinação - disse o prefeito.
A recomendação das autoridades em saúde é de que seja respeitado o intervalo de 15 dias entre as vacinas, independente da for aplicada primeiro. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira destacou os públicos contemplados nesta fase da vacinação e a realização de mais um ‘Dia D’, no qual todos os grupos anteriormente contemplados terão nova oportunidade.
- É preciso estar atento ao calendário municipal e verificar se está incluso no público-alvo. O calendário prevê três etapas e já estamos na terceira, que é voltada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. É importante lembrar que um ‘Dia D’ está agendado para o dia 17 de julho, contemplando públicos das três etapas até aqui - lembrou o secretário.
É importante destacar também que gestantes e puérperas serão contempladas durante toda a campanha, com o objetivo de minimizar as chances de aglomeração. Crianças de seis meses a cinco anos de idade, profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos, da primeira e segunda etapa, poderão se vacinar no dia 17 de julho.
Confira a terceira e atual etapa do calendário:
14/06 a 18/06 - Professores
21/06 a 25/06 - Comorbidades
28/06 a 02/07 - Pessoas com deficiência
05/07 a 09/07 - Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo
12/07 a 16/07 - Forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade
17/07 - DIA D
Palavras chaves: Vacina Influenza