Obras e Serviços Públicos

23/03/2020

PREFEITURA DE RESENDE AVANÇA EM OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA PIRES DE MAGALHÃES

Neste momento, os trabalhos estão concentrados na execução do novo banheiro para os funcionários e do escovódromo infantil, entre outros

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, segue com avanços significativos nas obras de revitalização da Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães, no bairro Itapuca. O programa ‘Revitaliza Resende’, desenvolvido pela Prefeitura, já transformou diversas unidades da rede pública municipal de ensino, e, desde janeiro deste ano, vem atuando na E. M. Lídia Pires de Magalhães, onde são atendidos 232 alunos e trabalham mais de 30 funcionários. A unidade possui estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Projovem Urbano.

O cenário da escola, que sofria com problemas de infiltrações, rachaduras e outras deficiências causada pelo desgaste do tempo, já mudou bastante. Entre as ações de melhorias realizadas, estão: novo piso de cerâmica; troca do forro; limpeza e reparos do telhado; pintura externa e da estrutura metálica da quadra; reforma do muro com nova tinta e colocação de cumeeira para reforço na proteção; substituição de azulejos nos banheiros masculino e feminino; adequação dos sanitários para pessoas com deficiências; e revitalização das janelas. A reforma também compreende a revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, bem como modificações na cozinha e no refeitório. Também está prevista a chegada de um novo bebedouro.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, explicou como está o andamento das obras na unidade educacional, destacando que, agora, os serviços estão concentrados na execução do novo banheiro para os funcionários e do escovódromo infantil, entre outros.

— Neste momento, a equipe da construtora licitada atua na instalação de lavatórios e escovódromo infantil, voltado para instruções relacionadas à higiene bucal. A secretaria acompanha todo o processo de revitalização. O novo banheiro dos funcionários também está sendo executado pela empresa. A próxima etapa ficará centralizada no trabalho de pintura e demais serviços de acabamento. A reforma vai proporcionar um ambiente mais moderno com novos recursos para o bem-estar dos alunos, acomodando-os melhor, além de oferecer estrutura adequada para aprendizagem de qualidade. Desta forma, a atual gestão avança com escolas com melhor infraestrutura, kits de uniformes personalizados e confortáveis entregues, materiais didáticos atualizados e novas mobílias, valorização dos profissionais da área e, principalmente, alunos com recursos disponíveis para uma aprendizagem de alto nível – reforçou.

Atualmente, a rede municipal de ensino atende mais de 14 mil estudantes. Do início do atual governo até hoje, 17 das 63 unidades escolares passaram por obras e foram entregues à população. As unidades são: o Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio (Morada da Barra), o Maria das Dores de Almeida Duarte – Dona Lili (Morada do Contorno) e o Maria Francisca Diniz Frech (Visconde de Mauá); as Creches Municipais Morro do Cruzeiro, Pedacinho do Céu (Paraíso), Novo Surubi, Surubi, Lavapés Doutor Uchôa, São Vicente de Paula (Cidade Alegria), Rubens da Silva Lamin (Engenheiro Passos) e Bairro Vicentino (Vicentina); e as Escolas Municipais Maria de Assis Barboza (Cabral), José Roberto Sampaio (São Caetano), Esther Politi (Fazenda da Barra I), de Educação Pré-Escolar Bairro Alambari (Cabral), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e Governador Roberto Silveira (Paraíso). Outro momento memorável foi a entrega das obras da quadra poliesportiva coberta na E. M. Maria de Assis Barboza, no Cabral, em 2018.

Ainda estão em andamento as obras das seguintes unidades: Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria); e as Escolas Municipais Bernarda Brandão (Vila Moderna), Rio Preto (Fazenda Rio Preto, na Pedra Selada), Bilíngue Rompendo o Silêncio (Vila Julieta), Noel de Carvalho – quadra (Nova Liberdade) e Augusto de Carvalho – Ciep 489 (Cidade Alegria). Também está sendo realizada a ampliação da Creche Municipal São Vicente de Paula. Ainda foi iniciada a fase de preparo do terreno, onde será construído uma escola municipal no Parque Minas Gerais.

Palavras chaves: Obras; E.M.Lídia Pires;Resende