30/10/2023

PREFEITURA DE RESENDE ANUNCIA REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2024

O encontro, que reunirá cidades das Agulhas Negras, acontecerá no próximo dia 31, das 8h30 às 16h, na Câmara Municipal, para a etapa intermunicipal

Crédito: Arquivo PMR

Resende se prepara para sediar a Conae 2024, a Conferência Nacional da Educação, um evento de grande relevância no cenário educacional do país. Marcada para o dia 31 de outubro, a conferência será na Câmara Municipal de Resende, das 8h30 às 16h. O Ministério da Educação (MEC) é o responsável pela promoção deste evento, que é precedido por conferências estaduais, distritais e municipais.

A Conferência Nacional da Educação tem como principal objetivo orientar as discussões nas conferências estaduais e municipais de educação, que serão realizadas no período de outubro a dezembro. Essas conferências, que ocorrem em todo o país, desempenham um papel fundamental na formulação de políticas educacionais e na busca por melhorias no sistema de ensino.

Nesta etapa intermunicipal, os quatro municípios que compõem a região das Agulhas Negras — Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis — unem forças para realizar uma conferência única. Esse encontro representa a culminância dos esforços de cada município, onde as propostas são consolidadas e posteriormente enviadas para a etapa estadual.

Além das discussões sobre o documento-referência, que contém as metas e estratégias iniciais de cada eixo e que foi previamente distribuído nas escolas para estudo e elaboração de propostas pelos profissionais da educação, nesta etapa também ocorre a seleção dos quatro delegados de Resende. Esses delegados terão a importante missão de representar o município na etapa estadual, onde serão escolhidos os delegados que participarão da etapa nacional da conferência. O objetivo final é a elaboração de um projeto de lei para o novo Plano Nacional de Educação.

A Secretária Municipal de Educação, Rosa Frech, destaca a importância da Conae 2024.

- A Conae 2024 é um evento de grande magnitude e promete ser um espaço de debate e colaboração fundamental para aprimorar a educação no Brasil. É um momento crucial para a educação em nosso município e em todo o Brasil. Estamos comprometidos em contribuir com propostas e ideias que irão moldar o futuro da educação em nossa nação - destacou.

A participação dos profissionais da educação é essencial e o cadastramento será feito no momento do evento.

Palavras chaves: Conae 2024; Conferência Nacional Da Educação