04/02/2022
PREFEITURA DE RESENDE ANUNCIA PRIMEIRA CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Programa oferece suporte às mães e crianças na rede pública como uma espécie de moradia provisória
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende, por meio de uma iniciativa da Maternidade Apmir com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a implantação da primeira Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de habilitação da unidade, que é uma parceria com o Governo Federal, será no próximo domingo, dia 06. O imóvel ficará ao lado da maternidade Apmir para prestar suporte às mães e às crianças na rede pública.
- A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é um grande avanço para a saúde de Resende. Poder proporcionar mais conforto e auxílio às mulheres que precisam acompanhar os filhos tão de perto, principalmente, logo após o nascimento, é muito gratificante para a gestão municipal - acrescentou o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira.
O programa oferece todo o atendimento necessário para ajudar mulheres que moram longe da maternidade e funciona como uma espécie de moradia provisória, prestando cuidado às gestantes, recém-nascidos considerados de alto risco e mulheres no período de resguardo.
- O serviço prestado à população por meio da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera vai nos permitir estruturar ainda mais o atendimento oferecido às mães e seus bebês, além de aumentar os cuidados com a área de cuidado materno-infantil por meio do SUS - finalizou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
O atendimento da maternidade Apmir é referência em UTI Neonatal para cidades como Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio das Flores e Valença.
- Nosso objetivo é proporcionar sempre o melhor atendimento às mães e aos bebês. Com a Casa da Gestante, da Bebê e da Puérpera, conseguiremos melhorar ainda mais o atendimento que a Maternidade Apmir presta à população há décadas em Resende - concluiu a presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende, Theodora Lopes da Silva.
Estarão presentes na cerimônia de habilitação o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente; o diretor de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Antônio Rodrigues Braga Neto, além do prefeito Diogo Balieiro Diniz; do secretário de Saúde de Resende, Tande Vieira; e da presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende, Theodora Lopes da Silva.
Palavras chaves: Casa Da Gestante, Bebê E Puérpera; Maternidade Apmir; Estado Do Rio De Janeiro