12/11/2021

PREFEITURA DE RESENDE ANTECIPA CALENDÁRIO DA SEGUNDA DOSE DA PFIZER CONTRA A COVID-19

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, antecipará a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 do imunizante Pfizer/BioNTch a partir do dia 18 de novembro. O protocolo segue as orientações do Ministério da Saúde, que reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer de 12 para oito semanas. A adoção da medida contemplará cada público de acordo com a data da primeira dose. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que os vacinados com o imunizante verifiquem seus cartões de vacinação, já que a data da segunda dose será reduzida para, no mínimo, oito semanas.

A data da segunda dose da Pfizer será modificada em conformidade com os novos critérios de aplicação. Vale destacar que os grupos beneficiados deverão comparecer ao mesmo local onde tomaram a primeira dose, no mesmo intervalo de horário. O novo cronograma será divulgado nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br, Facebook, Instagram e Telegram).

No dia 18 de novembro, quinta-feira, as equipes de saúde vão aplicar a segunda dose da Pfizer nas pessoas imunizadas até dia 31 de agosto deste ano. No dia 19 de novembro, sexta-feira, serão vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 20 de setembro. No dia 22 de novembro, segunda-feira, serão imunizados os grupos que tomaram a primeira dose até o dia 23 de setembro. No dia 24 de novembro, quarta-feira, serão vacinados os públicos que receberam a primeira dose até o dia 27 de setembro. No dia 25 de novembro, serão imunizadas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 30 de setembro.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, explicou que a alteração do intervalo segue as recomendações do Governo Federal, lembrando que a medida adotada agiliza o processo de vacinação contra o novo coronavírus.

— O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 avança cada vez mais no município. Conforme o boletim divulgado no dia 11 de novembro, já foram aplicadas 208.478 doses em Resende, sendo 110.484 correspondentes à primeira dose e à dose única, 86.066 referentes à segunda dose e 11.928 à dose de reforço. Esta semana, Resende ultrapassou 85% da população acima de 18 anos com esquema vacinal completo. Então, a orientação agora é que cada pessoa, que já tem a segunda dose agendada no cartão de vacinação, verifique o documento e fique atenta ao novo calendário para não perder a nova data e concluir esta etapa da imunização. Somente com a segunda dose tomada é garantida a eficácia completa neste processo de vacinação contra a Covid. Desta forma, vamos vencendo o novo coronavírus, que acometeu milhares de pessoas ao redor do mundo – reforça.

Palavras chaves: Segunda Dose, Pfizer, Covid-19, Oito Semanas, Antecipação