12/02/2021
PREFEITURA DE RESENDE ADQUIRE 32 CÂMARAS FRIAS PARA CONSERVAÇÃO DE VACINAS E OUTROS PRODUTOS
Equipamentos já foram direcionados para postos de saúde do município
Crédito: Carina Rocha
Pensando em fortalecer cada vez mais o serviço de saúde pública oferecido no município, a Prefeitura de Resende trouxe mais uma novidade. Pontos de Saúde do município receberam 32 câmaras frias para conservação, equipamento que tem ainda mais importância com a chegada das vacinas contra a Covid-19.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, apenas o Centro de Imunizações do município contava com equipamento semelhante, que tem como objetivo fazer o armazenamento refrigerado de materiais que precisam de condições especiais. O recurso chega para reforçar as USF’s espalhadas pelo município, incluindo algumas da zona rural.
Se anteriormente os postos de saúde contavam somente com geladeiras próprias para o armazenamento, as novas câmaras são responsáveis por atribuir mais segurança, com maior controle de temperatura e funcionamento por um período sem energia elétrica, o que pode deteriorar alguns materiais biológicos, como as próprias vacinas.
- As câmaras se tornam ainda mais importantes neste período em que estamos percorrendo etapas na imunização contra o novo coronavírus. São equipamentos mais modernos e que dão mais tranquilidade para os profissionais da saúde nas unidades de saúde da família. O objetivo da gestão municipal é consolidar cada vez mais a saúde pública de Resende como uma referência e conquistar melhorias e novidades para a estrutura. Sempre é possível melhorar um pouco mais – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Algumas unidades da zona rural do município não receberam as câmaras por não terem espaço suficiente para manter o equipamento. Nestes locais, as geladeiras continuam sendo a referência no armazenamento. As imunizações nesses postos, no entanto, também podem acontecer contando com a mobilidade do material, que chega de outras unidades com o novo armazenamento.
Palavras chaves: Saúde Vacinas Câmaras