19/11/2009

Prefeitura cria Disque-Denúncia contra maus-tratos em idosos

Crianças, mulheres e portadores de necessidades especiais: outros segmentos beneficiados

Prefeitura cria Disque-Denúncia contra maus-tratos em idosos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, colocou em funcionamento mais um serviço de utilidade pública à população. Casos de maus tratos contra crianças, idosos (foto), mulheres, portadores de deficiência e moradores de rua agora podem ser informados através do Disque-Denúncia 181. O atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, no horário de 7 às 18 horas, não tem custo algum e pode ser feito de qualquer telefone residencial, público ou celular. A titular da Secretaria, Marly Ceccoline Cortona, enfatiza o caráter sigiloso do serviço, já que as pessoas não precisam se identificar para fazer suas denúncias. A Prefeitura de Resende é a primeira no estado a disponibilizar este serviço por meio de uma parceria com a operadora de telefonia OI. Ao discar para número 181, o denunciante irá preencher um formulário onde informará a data da ocorrência da agressão, o nome do agressor, o nome e o endereço da pessoa agredida e o relato da agressão. Segundo Marly, a partir do recebimento da denúncia, o caso é repassado para um das unidades do CRES (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), um dos programas coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, que oferece serviço especializado para atender diversos segmentos da população, entre eles crianças, adolescentes e mulheres em situação de violência. Uma equipe formada por uma psicóloga e uma assistente social apura a veracidade da denúncia através de uma visita ao endereço informado. Se a ocorrência estiver acontecendo no momento da denúncia, a equipe solicita o auxílio da Polícia. - Este novo serviço da Prefeitura representa um apoio muito importante à população, principalmente nos casos de desrespeito à integridade física e moral dos cidadãos. Devemos ressaltar que o objetivo principal das ações na área social da administração do prefeito José Rechuan é o respeito à dignidade da pessoa, daí o nosso trabalho no sentido de garantir este direito do cidadão – disse a secretária. Marly salienta que o trabalho junto às famílias nos casos de agressões a idosos e portadores de deficiência divide-se em duas linhas de ação. São elas: Proteção Especial e Proteção Básica. Na primeira, a equipe do Centro de Referência trabalha nas situações de desestrutura familiar, onde há ocorrência de maus tratos e violação de direitos destes cidadãos. Já através do Proteção Básica, a Secretaria prioriza a prevenção contra estes casos.
Palavras chaves: NOVO SERVIÇO