23/03/2009

Prefeitura cria Comitê de Combate à Dengue

Ações de prevenção são reforçadas esta semana na área urbana

Prefeitura cria Comitê de Combate à Dengue

Crédito: Wagner Alves

O prefeito José Rechuan (DEM) assinou o decreto 3070/2009, que cria o Comitê Municipal de Combate a Dengue, cuja principal finalidade será acompanhar e propor ações de prevenção e combate à doença dentro do âmbito do Município. O comitê será formado por representantes de diversas instituições da Prefeitura e presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito. Nesta semana, a Prefeitura intensifica as ações preventivas visando eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença – este trabalho acontecerá em mais sete bairros.

De acordo com Rechuan, o comitê vai acompanhar as ações de trabalho contra a dengue em Resende e se reunirá periodicamente – o primeiro encontro dos integrantes deste segmento acontecerá no próximo mês. Para o prefeito, “a criação do Comitê é outro demonstrativo importante do comprometimento da nova administração municipal com as ações preventivas e de combate à doença”.

- Propagamos que o trabalho contra a dengue seria uma das prioridades do nosso governo e as ações já realizadas desde janeiro mostram que estamos cumprindo este compromisso – disse Rechuan.

Além de representantes da Secretaria de Saúde, fazem parte do Comitê as seguintes instituições: secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), Desenvolvimento Social e Solidariedade (Assistência Social) e Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras); Assessoria de Comunicação da Prefeitura; AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; SANEAR (Agência do Saneamento Básico do Município de Resende) e Conselho Municipal de Saúde.

REFORÇO – Esta semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai intensificar as ações de combate à dengue em diversos bairros. Hoje, segunda-feira, dia 23, os serviços estavam programados para os bairros Vila Santa Cecília e Vila Vicentina. Já amanhã os agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município estarão no Jardim Primavera I e II. Na quarta-feira, as ações acontecem na região do Grande Surubi. Na quinta e na sexta-feira desta semana o trabalho será realizado no Paraíso e no Alto dos Passos, respectivamente.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, o índice de infestação do mosquito transmissor da doença é de 0,7 por cento, percentual considerado baixo pelo Ministério da Saúde. Ela, no entanto, destaca a importância de os cuidados contra a doença serem cada vez mais reforçados no município.

Dos focos já encontrados em Resende neste ano de 2009, 44 por cento estão em vasos de planta, no quintal ou dentro de casa; 33 por cento em pneus e 11 por cento em entulhos. A Prefeitura vem enviando semanalmente relatórios das ações realizadas em Resende contra a doença à Secretaria estadual de Saúde.

Palavras chaves: SAÚDE