Fazenda

30/08/2013

Prefeitura convoca contribuintes para renovação de desconto no IPTU

Quem tem direito ao benefício deve procurar Departamento de Arrecadação Tributária

Prefeitura convoca contribuintes para renovação de desconto no IPTU

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Fazenda, convoca todos os contribuintes beneficiados com descontos no Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) a comparecer até o dia 31 de outubro, no Departamento de Arrecadação Tributária (DAT), no Centro Administrativo, no Jardim Jalisco, para renovação do cadastro, para garantia do benefício para o exercício 2014/2015.

- O desconto de 50% e 100% no IPTU é um direito garantido, e sua renovação deve ser feita a cada dois anos, conforme determina o Código Tributário do Município - comenta o secretário de Fazenda, Renato Viegas.

Cerca de 850 contribuintes - entre aposentados e pensionistas, e portadores de doenças especificadas no Código - devem realizar esta renovação, e serão informados, através de correspondência, a comparecer ao DAT, até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, apresentando Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone), Comprovante de Renda (último contracheque, documento emitido pelo INSS ou declaração de Imposto de Renda) e caso o proprietário do imóvel tenha falecido, a Certidão de Óbito.

- Destacamos a importância do comparecimento para a renovação, já que a falta implicará no cancelamento do desconto a partir do ano que vem. Em caso de dúvidas o contribuinte pode entrar em contato com o DAT pelos telefones 3354-6761 e 3381-4609 - ressalta Viegas.

INSCRIÇÃO PARA BENEFÍCIO - Os moradores que ainda não possuem o benefício e se enquadram no perfil determinado pelo Código Tributário Municipal (Lei 2.381/2012) podem se inscrever até o dia 30 de novembro, no Departamento de Arrecadação Tributária (DAT), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Centro Administrativo (Sede da Prefeitura), no Jardim Jalisco.

A concessão de desconto de 50% no IPTU pode ser requerida por aposentados ou pensionistas, com imóvel único, devendo estar em dia com o pagamento dos impostos municipais e receber salário de até o teto máximo do INSS (R$ 4.159,00). Já o desconto de 100% é exclusivo para portadores de doenças especificadas na Lei, comprovada em Laudo Médico, como por exemplo, AIDS, Cegueira, Alienação Mental, Hanseníase e Doença de Parkinson; também com imóvel único e não possuindo débito com a Prefeitura.

- Os novos pedidos de benefícios apresentados até o dia 30 de novembro, passam a valer para o pagamento de IPTU do próximo ano - destaca o secretário de Fazenda, Renato Viegas.

Palavras chaves: TRIBUTOS