08/01/2013

Prefeitura contrata empresa em caráter emergencial para solucionar problemas na coleta de lixo

Empresa anterior não estava cumprindo cronograma de coleta

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura anunciou a nova empresa responsável pela coleta de lixo em Resende, a Green Life Execução de Projetos Ambientais. Ela vem para atuar em caráter de emergência, e para por fim aos transtornos causados nas últimas semanas pela Infornova Ambiental (Locanty), que reduziu o atendimento à população, enquanto manteve contrato com a Prefeitura. De acordo com direção da empresa, o serviço de coleta deve ser regularizado dentro de um prazo estimado em uma semana.

O contrato emergencial firmado entre a Prefeitura e a Green Life já entrou em vigor. Ele começou a valer no dia 4 de janeiro, para um período de 180 dias, e está orçado em R$ 1.981.834,40, no total.

- A Prefeitura, prevendo o término do contrato com a Infornova, havia marcado a licitação para o dia 27 de novembro do ano passado, buscando contratação de uma nova empresa coletora de lixo para atuar em Resende. Porém, por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o processo foi suspenso para adequações no edital de concorrência pública - informou o superintendente de Licitação e Contrato, Carlos José da Silva.

O superintendente destacou que, para que a população não ficasse sem um serviço de coleta até a conclusão da licitação, cujo processo encontra-se em andamento, a Prefeitura realizou este contrato emergencial, o que está previsto na Lei Federal 8.666/93. Carlos Silva informou também que a definição pela Green Life foi realizada através de pesquisa de mercado, em que é escolhida a empresa que apresentar o menor preço.

O ex-secretário de Serviços Públicos do Município Marcial Correa destacou que mesmo antes do vencimento do contrato da Infornova a Prefeitura já vinha realizando o processo licitatório, para evitar transtornos à população,

- Vale destacar que a Infornova, como é do conhecimento de todos, vem apresentando problemas semelhantes em todo o Estado, e que em Resende ela recebeu várias notificações em função das irregularidades na prestação do serviço. Entre elas, pelo não cumprimento do cronograma de coletas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 - explicou Marcial, salientando que, devido a esses problemas, o contrato com a empresa não poderia ser renovado.

Desde que assumiu o serviço, a Green Life vem recolhendo uma média de 100 toneladas por dia de lixo na cidade. Para melhorar a qualidade no atendimento, a empresa está contratando fiscais, motoristas e coletores. Os interessados podem preencher ficha de cadastro em seu escritório, que fica localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, altura do quilômetro 316, próximo à Graal de Itatiaia.

Palavras chaves: LIMPEZA URBANA