06/01/2012

Prefeitura construirá passarela entre Ponte Velha e Mercado Popular

Licitação para realização da obra acontece em breve

Prefeitura construirá passarela entre Ponte Velha e Mercado Popular

Crédito: Divulgação - Arquitetura e Urbanismo

A Prefeitura realizará em breve o processo de licitação visando contratar a empresa responsável pelas obras de construção de uma passarela entre a Ponte Velha e o Mercado Popular, na Praça da Concórdia, um dos trechos mais movimentados da região central do Município. A construção representará mais uma ação do Projeto Urbano Humano, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. A ilustração mostra como ficará a passarela depois de pronta. Estimada em cerca de R$ 600 mil, os recursos para a passarela foram reivindicados pela Prefeitura em Brasília. Através de uma emenda inserida no orçamento da União pelo senador Paulo Duque (PMDB-RJ), a verba acaba de ser liberada pelo Ministério das Cidades. Recentemente, a Prefeitura obteve da Caixa Econômica Federal autorização para realizar o processo licitatório. Segundo o projeto elaborado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura, a passarela será sustentada por cabos de aço. A extensão vai medir aproximadamente 40 metros de comprimento por dois metros e meio de largura. No canteiro central da Avenida Kennedy, sobre a qual atravessará a passarela, vão ser erguidos dois pórticos com vinte metros de altura, por onde serão ligados os cabos de sustentação desta travessia. Na avaliação do secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, arquiteto Ton Kneip, “a obra vai aliar no mesmo espaço estilos arquitetônicos diferentes, a arquitetura antiga, como a Ponte Velha, e o estilo contemporâneo da nova passarela”. De acordo com ele, além de ampliar as condições de segurança dos pedestres no local, a passarela segue a proposta básico do Projeto Urbano Humano visando valorizar os espaços públicos, “proporcionando ao cidadão comodidade, segurança e um local agradável de contemplação das belezas naturais de Resende”. Lançado em 2009 pela Prefeitura, via Secretaria de Urbanismo e Arquitetura, o Projeto Urbano Humano tem também como uma das propostas revitalizar o Centro Histórico, o Bairro Comercial e Campos Elíseos. Implantado com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, além da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, o projeto teve como etapa inicial a realização das modificações no sistema viário da cidade com a inversão do sentido do tráfego, instalação de sinais luminososos, pinturas de faixas e colocação de placas informativas, entre outros serviços. Em seguida ocorreram obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho; da Avenida Nova Resende, que ganhou um calçadão às margens do Rio Paraíba do Sul; da Avenida Gustavo Jardim e a ampliação da Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade, esta última feita em parceria com o Governo do Estado, através do Programa Somando Forças.
Palavras chaves: PROJETO URBANO HUMANO