23/01/2012

Prefeitura consegue aprovação de mais R$ 6,5 milhões em Brasília para Resende

Planejamento prevê aplicação das verbas aprovadas em vários bairros da cidade

Prefeitura consegue aprovação de mais R$ 6,5 milhões em Brasília para Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O relatório da Prefeitura sobre as parcerias com o Governo Federal, divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 23, mostra também que o Município já teve aprovada a liberação de mais cerca de R$ 6,5 milhões para a realização de novas obras e serviços em Resende. Neste caso, estão sendo adotados os procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos visando à realização dos respectivos processos de licitação para definir as empresas responsáveis pela execução destas ações. A lista de obras previstas para serem iniciadas com este montante inclui a reforma ou construção de quadras poliesportivas no Toyota II (R$ 247 mil), Itapuca, Alambari (investimento de R$ 106 mil em cada um destes dois bairros), Engenheiro Passos (R$ 265 mil), Fumaça (R$ 276 mil) e Escola Municipal Dona Mariúcha – Santo Amaro (500 mil); de raias de malha no Parque Tobogã (Vila Julieta) e Praça das Mangueiras (Itapuca), no valor de R$ 106 mil para cada; pista de skate na Grande Alegria (R$ 106 mil); campo de grama sintética no Parque Saúde – Cidade Alegria (R$ 170 mil), além da retomada das obras do ginásio poliesportivo da Cidade Alegria (R$ 402 mil). A Prefeitura também solicitou ao Governo Federal, e o Governo Federal aprovou para a Prefeitura, recursos destinados à implantação do Centro de Treinamento da Escola Municipal Getúlio Vargas – Cidade Alegria (R$ 297 mil), e do CATS (Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social) – R$ 108 mil. Na área de habitação popular, o prefeito José Rechuan (PP) assinou há dez dias dois novos convênios com a Caixa Econômica Federal que vão garantir a construção de 240 moradias através do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Estas unidades habitacionais serão construídas em três áreas cedidas pela Prefeitura no Loteamento Morada da Barra. Estas obras começam nos próximos dias. A foto retrata casas populares que já estão sendo construídas no Morada da Barra, e serão entregues em breve. Na mesma cerimônia de assinatura destes convênios para a área de habitação, a Prefeitura teve confirmada a aprovação de R$ 1 milhão destinado à construção de três campos de grama sintética (Morada da Barra, Novo Surubi e Engenheiro Passos), além de um ginásio poliesportivo na Morada da Barra. No começo deste mês, a Prefeitura também foi autorizada pela Caixa Econômica Federal a realizar o processo de licitação visando definir a empresa responsável pela construção de uma passarela entre a Ponte Velha e a Praça da Concórdia, no Centro de Resende, o que representará investimentos de mais R$ 600 mil em recursos da União no Município, dentro da área de mobilidade urbana. E a retomada das ações do Plano Municipal de Ordem Pública em fevereiro de 2009 – segundo mês da administração do prefeito José Rechuanh - trouxe como um dos resultados positivos para a área de segurança a inserção de Resende no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). O Governo Federal aprovou R$ 2, 8 milhões para o Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Paraíba, do qual Resende faz parte. Os recursos serão investidos, entre outras ações, na capacitação da Guarda Municipal para atuação comunitária, na modernização desta corporação visando à realização de atividades preventivas contra a violência urbana, na compra de equipamentos e no aparelhamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
Palavras chaves: NOVOS INVESTIMENTOS