Desenvolvimento Urbano

03/01/2013

Prefeitura conquista mais de R$ 6 milhões em Brasília para investimento na cidade

Emendas incluem obras de pavimentação, compra de equipamentos e construção de uma piscina pública

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Planejamento divulgou hoje a conquista, em Brasília, de um montante de mais de R$ 6 milhões em recursos para serem aplicados em obras de infraestrutura e lazer e em serviços no Município. A verba foi incluída no Orçamento da União deste ano por meio de emendas parlamentares da bancada do Estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional.

Duas das emendas, de autoria do senador Francisco Dornelles (PP), são destinadas a obras de pavimentação e estruturação viária (R$ 789.800,00) e para aquisição de uma escavadeira hidráulica e de um rolo compressor (R$ 438.750) destinados à Secretaria Municipal de Agricultura. As outras emendas são dos deputados federais Romário (PSB), para a construção de uma piscina pública (R$ 1.472.500,00), e Washington Reis (PMDB), para a construção de um Espaço de Esporte e Lazer (R$ 1.209.000,00). As duas obras ainda não possuem local definido para construção.

De acordo com o secretário de Planejamento, Alfredo de Oliveira, o próximo passo da Prefeitura será o de encaminhar à Caixa Econômica Federal (CEF) toda a documentação exigida para a liberação dos recursos. Esta avaliação dura, em média, quatro meses. Somente após esta fase, o Município poderá dar início ao processo de licitação para escolha das empresas que farão as obras.

A Secretaria de Planejamento informou também que já foi empenhada em Brasília uma verba de R$ 2.321.620,00, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Romário, para a implantação do projeto Projovem Trabalhador em Resende. O município assinou um termo de adesão junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e foi contemplado com os recursos para serem aplicados no programa, que tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho.

Para Alfredo de Oliveira, a conquista dessas emendas reforça ainda mais o trabalho da Prefeitura com os representantes da bancada fluminense em Brasília, visando novos investimentos no município.

- O prefeito José Rechuan sempre fez questão de destacar a importância de contar com o apoio dos parlamentares de nosso estado em Brasília para defender os nossos interesses. Graças à atuação desses senadores e deputados, o Município tem conseguido manter um ritmo de investimentos e desenvolvimento ordenado da cidade - afirmou Oliveira.

Palavras chaves: INVESTIMENTOS