19/07/2011

Unidade funcionará no prédio do Touring Club, às margens da Via Dutra

Prefeitura confirma mais uma empresa do setor automotivo em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, anunciou esta semana a chegada de mais uma empresa no município.

A Aethra Sistemas Automotivos ocupará uma área de 157 mil metros quadrados, localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao bairro Fazenda da Barra. A área comprada pela empresa pertencia ao Touring Club do Brasil (foto).

A previsão é de que a fábrica entre em produção no segundo semestre de 2012. O investimento da empresa, responsável pelo fornecimento das cabines do consórcio modular que atua na produção de caminhões e ônibus pela  MAN Latin America (antiga Volkswagen), será em torno de R$ 300 milhões.

A fábrica terá 40 mil metros quadrados de área construída. A expectativa é de que o novo empreendimento industrial gere 600 empregos, sendo 450 diretos.

Segundo o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura, Edgar Moreira, o processo de contratação para as cerca de 450 vagas diretas da fábrica deve começar no primeiro semestre do próximo ano.

Entre os profissionais a serem contratados haverá oportunidades para quem possui curso superior e técnico nas áreas de mecânica, eletroeletrônica, administração e logística. Também serão abertas vagas para soldadores, pintores e auxiliares de produção.

A empresa, segundo o secretário, a pedido da Prefeitura, se comprometeu a utilizar o cadastro de profissionais mantido pelo SINE (Sistema Nacional de Empregos) de Resende como uma das formas de contratação.

- A direção da empresa já entrou com processo de licenciamento na Prefeitura visando iniciar as obras necessárias na área escolhida para a implantação da unidade de produção. Estas obras devem começar em julho, gerando muitas vagas também aos trabalhadores da construção civil – revelou o secretário.

A decisão da Aethra Sistemas Automotivos de instalar uma unidade no município se deve à proposta de estar mais próxima ao seu cliente final e oferecer melhor atendimento e maior agilidade a demanda de produção.

Além de Resende, a Aethra possui unidades de produção no interior de Minas Gerais (cidades de Contagem e Betim) e na capital do estado, Belo Horizonte.

No Paraná, há duas unidades situadas na cidade de São José dos Pinhais. Já no estado de São Paulo, uma unidade está instalada em Taubaté, município localizado no Vale do Paraíba.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO