Obras e Serviços Públicos

30/08/2012

Prefeitura conclui programa de pavimentação em 14 bairros da cidade

Foram beneficiados com os serviços os bairros Morro do Cruzeiro, Vila Central, Itapuca, Morro do Batista, entre outros

Prefeitura conclui programa de pavimentação em 14 bairros da cidade

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está concluindo o programa de pavimentação e drenagem, iniciado em 2011, para a recuperação asfáltica e a melhoria do sistema de drenagem de 14 bairros da cidade, num total de 44 ruas. O programa recebeu recursos próprios da Prefeitura, no valor de R$ 5,2 milhões e contemplou as localidades não só com a colocação de camada asfáltica, mas também com a recuperação do piso tipo intertravado em alguns bairros.

Os últimos locais a receberem os serviços são o Morro do Cruzeiro, no Condomínio Santa Inês, onde os trabalhos se encerram ainda nesta semana. Já na próxima semana a equipe da empresa TPK Terraplenagem, vencedora da concorrência pública para a obra, termina os trabalhos na Rua Jorge Miguel Jaime, na Vila Central.

Dentro desse pacote, foram beneficiados ainda os bairros Morro do Batista, Alegria Velha, Santo Amaro, Vicentina, Morada da Barra, Barra I, Itapuca, Vila Santa Cecília, Nova Resende e Cabral, distrito de Engenheiro Passos, além de ruas de acesso ao Aeroporto Agulhas Negras e o bairro Jardim do Sol.

- Inicialmente, o bairro Jardim do Sol não estava incluído no programa, mas a Prefeitura decidiu integrá-lo ao programa e assim colocar fim a um grande transtorno dos moradores daquela comunidade, que há anos aguardavam por obras de pavimentação. Foram pavimentadas e receberam melhorias no sistema de drenagem todas as ruas do bairro, que recebeu investimento da ordem de R$ 1,3 milhão - explicou o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada.

Outro pacote de obras de pavimentação vem sendo executado desde julho em 14 ruas de cinco bairros da cidade, também com recursos próprios da Prefeitura na ordem de R$ 1,3 milhão. Atualmente os serviços são executados nas Ruas H e I, no Parque Embaixador, e nas Ruas 1, 2, 3, 4 e 5 do Alto Surubi, que deverão ser concluídas até o final de setembro.

Os outros bairros contemplados são: Cabral, Montese e Jardim Jalisco, onde as obras foram finalizadas nas ruas Abel Rodrigues Pontes e Pandiá Calógeras e serão concluídas após a finalização das obras de ampliação do Resende Shopping.

- Na rua Macedo Miranda, os serviços só poderão ser concluídos após a finalização das obras do shopping. Isso porque entramos em entendimento com a administração do centro comercial para integrarmos o sistema de drenagem, evitando assim ter que que quebrar a rua e refazer o serviço quando as obras estiverem prontas - destacou Rubens Almada.

O secretário de Obras divulgou esta semana que nos próximos dias a Prefeitura irá concluir as obras de asfaltamento de ruas do bairro Itapuca que estavam paralisadas aguardando repasse do Governo do Estado. O convênio assinado entre a Prefeitura e o DER-RJ (departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), no ano passado, previa a recuperação da pavimentação asfáltica de 13 ruas do bairro Morada do Contorno, cinco vias da Baixada da Olaria, 13 no bairro Itapuca e algumas ruas da Vila Santa Isabel, no valor de R$ 7 milhões.

- A Prefeitura obteve uma resposta do governador Sérgio Cabral e do vice Luiz Fernando Pezão de que os recursos serão liberados para a conclusão das obras, que serão retomadas nos próximos dias. Com isso, poderemos também realizar os serviços no Jardim Aliança, Parque Ipiranga e no distrito de Engenheiro Passos.

Palavras chaves: OBRAS