Obras e Serviços Públicos

16/07/2020

PREFEITURA CONCLUI OBRAS NA E.M. NOEL DE CARVALHO E TEM OUTRAS NOVE FRENTES DE TRABALHO EM ANDAMENTO

Investimentos na Rede Municipal de Educação garantem criação de novas vagas e melhorias para quem estuda ou trabalha nas escolas

Crédito: Leonam Viana

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, concluiu esta semana as obras de reforma da Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade. Além disso, o governo mantém outras nove frentes de trabalho para melhoria e ampliação da Rede Municipal de Educação. São sete unidades sendo reformas e outras duas sendo construídas.

A escola do bairro Nova Liberdade recebeu uma reforma geral, sendo que em alguns pontos foi totalmente reconstruída. Como no caso do pátio de concreto, que foi todo demolido e refeito. No espaço, houve ainda a construção de mesas com bancos e de uma mesa de pingue-pongue pra utilização dos alunos. O projeto contemplou a construção de dois vestiários (feminino e masculino) na quadra poliesportiva. A quadra, aliás, é utilizada tanto pelos alunos como pela comunidade instalada próximo da escola.

Houve ainda a repintura geral da quadra, do piso, das paredes e das arquibancadas. Ainda na quadra, foi feito tratamento para eliminar as fissuras no piso e goteiras na cobertura. O trabalho de reforma promoveu a troca de todas as telhas translucidas, o que melhorou a iluminação do local, assim como trocou parcialmente as telhas galvanizadas. Os refletores da quadra também são novos.

Atualmente, a Prefeitura de Resende mantém sete unidades em reforma e ainda está construindo uma nova escola no Parque Minas Gerais e uma creche no Surubi Velho. Oito reformas foram concluídas recentemente, mas foram entregues sem eventos que pudessem gerar aglomeração. Outras 16 unidades já foram reformadas ou construídas ao longo dos últimos três anos e meio.

Mais vagas

Além de garantir mais qualidade para quem estuda ou tem de trabalhar nas escolas, as obras promovidas pela Prefeitura de Resende renderam novas vagas para a chegada de novos alunos e também para contratação de outros profissionais. Recentemente, a cidade foi agraciada com o prêmio Prefeito Amigo da Criança, tendo como destaque justamente os investimentos em Educação. A Fundação Abrinq, que certifica o prêmio, atestou aumento de 3,5 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola). De 94%, em 2016, para 97,6%, em 2019. Ainda de acordo com a Abrinq, houve crescimento de 7,3 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 30,3%, em 2016, para 37,5%, em 2019.

Palavras chaves: Obras; E.M.Noel De Carvalho; Investimentos; Educação