Desenvolvimento Urbano

Serviços fazem parte do projeto de asfaltamento da Estrada Surubi-Bulhões

Prefeitura conclui obras de recapeamento no Centro da cidade

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, deve concluir ainda neste mês de março, as obras de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas no Centro da cidade e nos bairros Lavapés, Surubi e Vila Verde que fazem parte do projeto de asfaltamento da Estrada Surubi-Bulhões. Os serviços chegam também aos bairros Campos Elíseos e Comercial.

Já foram recuperadas 28 vias, restando apenas sete a receber o serviço, que tem como objetivo preparar todas as vias de acesso à estrada para receber o tráfego de veículos quando a obra estiver concluída.

- A Surubi-Bulhões será uma alternativa de acesso à Rodovia Presidente Dutra, facilitando o acesso principalmente ao Polo Industrial de Resende. Como o tráfego deverá ser intenso nesta estrada, estamos melhorando todas as vias que dão acesso a ela, passando pelo Centro da cidade, o Centro Histórico e o bairro Surubi - explicou o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada.

No total, 82.298,45 metros quadrados de vias estão recebendo recapeamento. Já receberam obras as seguintes vias: Estrada Presidente Pedreira; Rua João Dulzit; Rua 5; Rua 1; Rua Professora Mariúcha; Rua José Vilela Paiva; Rua do Rosário; Rua Eduardo Cotrim; Rua Professor Heitor Ramos; parte da Rua Antônio Alves de Almeida; parte da Rua Humberto Constantino; Rua 3; parte da Rua Francisco Mattos Silva; Avenida Ayrton Senna; Rua Rodolfo Anechino; parte da Rua do Contorno; Rua Padre Manoel dos Anjos; Rua Almerinda Gonçalves; Rua Prefeito Clodomiro Maia; Rua Celestino Machado; Avenida Kennedy; Rua Israel Franco Belga; Rua Ademar Vieira; Rua Aziz Abrão, entre outras.

As próximas a receberem o recapeamento serão: Rua Prefeito Botafogo; Rua Dalva Menandro; Rua Antônio Veloso Júnior; Rua Isaac David Halpern; Avenida Campos Elíseos; parte da Rua Sebastião José Rodrigues; além da ponte Tácito Viana, onde o recapeamento será iniciado às 14 horas deste sábado, dia 19.

- Nosso cronograma prevê que até o final deste mês toda esta etapa do projeto esteja concluído para darmos início aos trabalhos na estrada, mas tudo depende das condições climáticas, já que em caso de chuva o serviço tem que ser suspenso - destacou Rubens Almada.

A Estrada Surubi-Bulhões tem oito quilômetros de Extensão e o projeto prevê, além de asfaltamento e drenagem, uma ciclovia, a implantação de calçadas em ambos os lados da via, com dois metros de largura e iluminação. Os recursos são provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com financiamento do Governo Federal no valor de cerca de R$ 22 milhões, e mais R$ 2 milhões de recursos municipais. A obra teve início em setembro do ano passado e a previsão de conclusão é para 18 meses, prazo que pode ser prorrogado caso haja necessidade.

Palavras chaves: OBRAS