Obras e Serviços Públicos

10/09/2012

Prefeitura conclui obra de passarela de pedestre entre Morada do Contorno e Cidade Alegria

Reforma da Caixa d'Água do Alto dos Passos também deve ser entregue ainda neste mês

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, concluiu recentemente as obras de construção de uma nova passagem de pedestres entre os bairros Morada do Contorno e Cidade Alegria. O tráfego de pedestres no local já está liberado, possibilitando aos moradores da Morada da Montanha, da Morada do Contorno, do Jardim do Oeste e Jardim Aliança II acessarem a Avenida do Canal com maior facilidade. A passarela, com 15 metros de extensão, foi construída em estrutura metálica, concreto e madeira.

- Com essa passarela os moradores não necessitam mais dar a volta para chegar à região da Alegria onde está concentrada uma grande parte do comércio local, com supermercados e outros estabelecimentos - explicou o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, salientando que a obra foi feita com recursos próprios da Prefeitura, da ordem de R$ 20 mil, utilizando funcionários públicos e material próprio.

Outra obra realizada nessa região já está em fase adiantada e deve ser concluída até o final deste mês de setembro. Trata-se da nova ponte de ligação entre os bairros Cidade Alegria e Morada do Contorno, um investimento de R$ 654.539,00 em recursos próprios da Administração Municipal, para duplicar a ponte já existente naquela via, garantindo maior fluidez no tráfego de veículos naquela área.

Atualmente, as obras estão em fase de construção da barreira de proteção lateral para os veículos que trafegarão pela ponte. Em alguns dias será instalada proteção metálica para passarela de pedestres. Já a antiga ponte está recebendo obras de adequação para receber nova proteção lateral para veículos e pedestres.

- Além de construir uma nova ponte, nós iremos realizar uma readequação viária no trânsito do entorno das duas pontes, que irão funcionar em mão única após a liberação para o tráfego. A ponte nova funcionará em sentido Cidade Alegria/ Morada do Contorno, enquanto a velha funcionará no sentido Morada do Contorno/Cidade Alegria, - detalhou Rubens Almada, salientando que o trecho entre as duas pontes será transformado em um canteiro para maior segurança dos usuários.

A ponte terá 15 metros de comprimento por dez metros de largura e está sendo construída em estrutura mista de aço e concreto. A ponte contará também com uma ciclovia com dois metros de largura, além de calçada para pedestres, que também está sendo implantada na ponte velha.

CAIXA D´ÁGUA - Outra obra importante com previsão de conclusão para o final deste mês é a reforma da Caixa d'Água, localizada no Alto dos Passos. O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, estava em condições precárias e está passando por recuperação do telhado, troca do piso e das esquadrias e reforma dos sanitários, dentro dos padrões estabelecidos pelo Patrimônio Histórico a fim de preservar as características do imóvel. O valor da obra gira em torno de R$ 140 mil.

Palavras chaves: OBRAS