07/01/2010

Setor recebeu ainda uma ambulância UTI e uma Van do Estado

Prefeitura compra sete novos veículos para a Saúde

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Em 2009, a Secretaria Municipal de Saúde comprou sete novos veículos, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira, dia 07, pelo prefeito José Rechuan (DEM). Três Kombis novas já começaram a ser usadas pelos agentes comunitários do Programa Saúde da Família. Os novos veículos possibilitam a realização de visitas dos agentes aos pacientes cadastrados no programa em suas próprias residências. O Programa Saúde da Família, que oferece atendimento médico a mais de 53 mil moradores de Resende, também conta agora com o auxílio de outros dois novos veículos. Um dos sete carros adquiridos para a Secretaria de Saúde no ano passado foi destinado para o setor de fiscalização do Serviço de Vigilância Sanitária do Município. A Secretaria destinou ainda um veículo ao Serviço de Imunização, o qual foi equipado adequadamente para o transporte de vacinas, que precisam de refrigeração. - Quando assumimos, a frota era a mesma de oito anos atrás. Não tinha sido realizado, portanto, nenhum investimento com a aquisição de veículos, pois o governo anterior optou por alugar carros. Em um ano da administração do prefeito José Rechuan, a Secretaria de Saúde comprou sete novos veículos, além de ter reformado muitos carros do setor – afirmou o secretário de Saúde, Daniel Brito. Na avaliação do secretário, essas melhorias foram possíveis graças à melhor destinação dada pela atual gestão com as verbas provenientes do Governo Federal, através do SUS (Sistema Único de Saúde). No total, foram investidos em torno de R$ 280 mil na compra dos novos veículos. Brito anunciou também que já existe uma licitação em andamento para a compra de mais uma Van destinada ao transporte de pacientes que realizam tratamento médico em outros municípios. Por mês, são feitas em média 300 viagens para atendimento em outras cidades. No ano passado, Resende recebeu também outros veículos que melhoraram a frota da saúde. Foram eles: uma UTI móvel (foto) e uma Van zero quilômetro para tratamento fora de domicílio, obtidos através de emendas parlamentares inseridas no Orçamento do Estado pelo deputado estadual Pedro Fernandes (PMDB).
Palavras chaves: MELHORIA PARA O CIDADÃO