Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

Unidade vai oferecer atendimento pediátrico 24 horas por dia

Prefeitura compra leitos para o Hospital da Criança

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Uma das realizações principais da Prefeitura a partir de 2009 na área da saúde pública, o Hospital da Criança recebeu semana passada 12 leitos novos (foto), além de 16 poltronas acolchoadas destinadas aos acompanhantes dos pacientes internados. A unidade contará com um total de 24 leitos, separados em seis alas, das quais três já estão em funcionamento. Até a próxima semana, todas as alas estarão funcionando. O Hospital da Criança foi construído pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) numa área anexa ao Hospital Municipal de Emergência e o novo espaço oferecerá atendimento pediátrico especializado, 24 horas por dia. A Prefeitura investiu R$ 271 mil na compra de equipamentos para o Hospital da Criança, entre eles aparelhos de ar condicionado e aparelhos cirúrgicos e de atendimento médico de emergência. Além disso, está sendo construída uma recepção exclusiva para a instituição. A construção das instalações físicas da obra foi orçada em R$ 245 mil, totalizando, portanto, um investimento de aproximadamente R$ 520 mil na unidade. A previsão da Fundação Hospitalar de Resende, entidade mantenedora do Hospital de Emergência, é de que o Hospital da Criança esteja funcionando plenamente até o final do ano. O prefeito José Rechuan (DEM) destacou a importância do Hospital da Criança para melhorar o atendimento médico oferecido às crianças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, “proporcionando mais conforto e privacidade aos pacientes”.  - Entendemos que a construção e a reforma de unidades médicas proporcionam melhorias significativas nas condições de atendimento à população. Em menos de três anos, a nossa administração reformou sete postos de saúde, construiu o novo posto da Baixada da Olaria e iniciou a construção de sete novas unidades médicas, incluindo o Hospital da Criança, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital da Mulher, além das obras dos postos do Programa Saúde da Família dos bairros Nova Alegria, Liberdade, Cabral e Morro do Cruzeiro. Tudo isso tem um objetivo básico: oferecer condições de uma vida mais saudável à nossa população – disse Rechuan. A reforma da recepção do Hospital Municipal de Emergência, que começou a ser feita este mês e deverá estar concluída até outubro, foi outra ação na área da saúde destacada pelo prefeito. A unidade terá porta de sensor com abertura automática, uma nova televisão e o ambiente climatizado. Já o teto passará por uma impermeabilização. Estão previstos também serviços de revitalização e adequação do espaço. Segundo o diretor geral do Hospital de Emergência, João Marcos Mattos, a Prefeitura comprou ainda 17 computadores novos para a informatização de todo o Hospital de Emergência, sendo que quatro destes equipamentos se destinam à recepção, o que vai agilizar o atendimento, pois os dados dos pacientes já estarão no sistema. - Estamos investindo nas melhorias das condições de atendimento dos pacientes e de trabalho para os profissionais lotados na instituição. As melhorias realizadas no hospital passam também pela humanização do atendimento, que consideramos de vital importância – declarou João Marcos.
Palavras chaves: SAÚDE