Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

05/03/2013

Prefeitura comemora um ano de funcionamento do Ambulatório Especializado da Mulher

Mais de quatro mil consultas médicas foram realizadas no local

Prefeitura comemora um ano de funcionamento do Ambulatório Especializado da Mulher

Crédito: Márcio Fafbian - ACOM/PMR

   No mês em que comemora um ano de implantação, o Ambulatório Especializado da Mulher Dra. Zilda Arns Neumann recebeu novos equipamentos para realização de cirurgias especializadas intra-uterinas. Os procedimentos são feitos no próprio ambulatório e beneficiam mulheres com pólipos, por exemplo.

   Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, o Ambulatório proporcionou um melhor atendimento às mulheres do município que precisam de serviços especializados, pois concentrou esse atendimento em um mesmo local. O secretário afirmou também que, além de agregar serviços, a unidade proporcionou mais conforto no atendimento.

   - É importante ressaltar que o espaço oferece serviços especializados. Todo o atendimento básico continua sendo realizado nos postos de saúde mais próximos dos moradores. Esperamos que o Ambulatório se torne realmente uma unidade de referência - avaliou.

   Daniel Brito adiantou ainda que a Prefeitura já está comprando mais um ultrassom e uma das propostas para o próximo ano é ampliar a integração do Ambulatório com a APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende).

   Em um ano de funcionamento, o Ambulatório Especializado da Mulher já realizou mais de quatro mil consultas médicas. Brito explicou que a unidade oferece consultas médicas com mastologistas, ginecologistas, obstetra, para pré-natal de alto risco, e ultrassonografistas, além de médicos especializados em cirurgias.

   Além disso, a Prefeitura, via Ambulatório, oferece às mulheres cirurgias plásticas reparadoras, de mama e de abdômen. O atendimento médico conta também com uma pediatra para acompanhamento de recém-nascidos internados em UTI neonatal.

   Há ainda enfermeira, assistente social, psicóloga e uma fisioterapeuta para atendimento exclusivo a pacientes submetidas a cirurgia de mastectomia (retirada da glândula mamária). Outro serviço oferecido é o planejamento familiar, por meio de inserção do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) ou de laqueadura.

   Além disso, funciona no local a Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN), responsável pelo acompanhamento nutricional de gestantes, de crianças até 12 anos e de recém-nascidos internados em UTI neonatal; pelas ações de incentivo à amamentação e pelo acompanhamento do Bolsa Família na Saúde.

   Dia da Mulher - O Ambulatório Especializado da Mulher Dra. Zilda Arns também preparou uma ação especial para o Dia Internacional da Mulher, quando a unidade comemora ainda um ano de funcionamento. As pacientes agendadas para o dia 8 de março participarão de um café da manhã especial, a partir das 8h, e ganharão um botão de rosa. A unidade fica na rua Pintor Nunes de Paula, no Centro.

 

 

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados