° Minº Max

05/03/2013

Prefeitura comemora um ano de funcionamento do Ambulatório Especializado da Mulher

Mais de quatro mil consultas médicas foram realizadas no local

Crédito: Márcio Fafbian - ACOM/PMR

No mês em que comemora um ano de implantação, o Ambulatório Especializado da Mulher Dra. Zilda Arns Neumann recebeu novos equipamentos para realização de cirurgias especializadas intra-uterinas. Os procedimentos são feitos no próprio ambulatório e beneficiam mulheres com pólipos, por exemplo.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, o Ambulatório proporcionou um melhor atendimento às mulheres do município que precisam de serviços especializados, pois concentrou esse atendimento em um mesmo local. O secretário afirmou também que, além de agregar serviços, a unidade proporcionou mais conforto no atendimento.

- É importante ressaltar que o espaço oferece serviços especializados. Todo o atendimento básico continua sendo realizado nos postos de saúde mais próximos dos moradores. Esperamos que o Ambulatório se torne realmente uma unidade de referência - avaliou.

Daniel Brito adiantou ainda que a Prefeitura já está comprando mais um ultrassom e uma das propostas para o próximo ano é ampliar a integração do Ambulatório com a APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende).

Em um ano de funcionamento, o Ambulatório Especializado da Mulher já realizou mais de quatro mil consultas médicas. Brito explicou que a unidade oferece consultas médicas com mastologistas, ginecologistas, obstetra, para pré-natal de alto risco, e ultrassonografistas, além de médicos especializados em cirurgias.

Além disso, a Prefeitura, via Ambulatório, oferece às mulheres cirurgias plásticas reparadoras, de mama e de abdômen. O atendimento médico conta também com uma pediatra para acompanhamento de recém-nascidos internados em UTI neonatal.

Há ainda enfermeira, assistente social, psicóloga e uma fisioterapeuta para atendimento exclusivo a pacientes submetidas a cirurgia de mastectomia (retirada da glândula mamária). Outro serviço oferecido é o planejamento familiar, por meio de inserção do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) ou de laqueadura.

Além disso, funciona no local a Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN), responsável pelo acompanhamento nutricional de gestantes, de crianças até 12 anos e de recém-nascidos internados em UTI neonatal; pelas ações de incentivo à amamentação e pelo acompanhamento do Bolsa Família na Saúde.

Dia da Mulher - O Ambulatório Especializado da Mulher Dra. Zilda Arns também preparou uma ação especial para o Dia Internacional da Mulher, quando a unidade comemora ainda um ano de funcionamento. As pacientes agendadas para o dia 8 de março participarão de um café da manhã especial, a partir das 8h, e ganharão um botão de rosa. A unidade fica na rua Pintor Nunes de Paula, no Centro.

Palavras chaves: SAÚDE