27/05/2010

Liberdade e Nova Liberdade: os bairros beneficiados

Prefeitura começa a construir mais um posto de saúde

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou esta semana o início das obras de construção da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) no bairro Liberdade, que atenderá 1.065 famílias, totalizando 3.800 pessoas cadastradas. A previsão é de que o módulo esteja concluído em outubro. A Prefeitura investirá cerca de R$ 227 mil na obra, sendo que o Governo Federal custeará R$ 144 mil. O projeto total está orçado, portanto, em aproximadamente R$ 371 mil. O posto vai se localizar na rua Barão do Rio Branco e atenderá também moradores do bairro Nova Liberdade. Na foto ao lado, o canteiro da obra. Segundo Rechuan, para este ano de 2010, está prevista também a construção de mais duas unidades do Programa Saúde da Família em Resende, sendo uma no conjunto habitacional Nova Alegria e a outra no Bairro Cabral. Estes dois novos módulos vão ser construídos com recursos do Ministério da Saúde, totalizando investimentos de R$ 400 mil (R$ 200 mil em cada posto). A Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura já concluiu a elaboração dos projetos destas duas obras. De acordo com o titular da pasta, arquiteto Ton Kneip, “o projeto prevê instalações modernas, com prédios arejados e que oferecem mais conforto e comodidade aos usuários”. Segundo a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno, a construção de mais três módulos do Programa Saúde da Família em Resende “representa uma expansão importante das ações da Prefeitura na área da saúde preventiva, já que os bairros Liberdade e Nova Alegria ainda não são áreas de abrangência do programa”. Cerca de 700 famílias serão beneficiadas pela construção da unidade no conjunto Nova Alegria, o que representa mais 2.550 pessoas atendidas pelo programa. O módulo da Liberdade terá 3.800 moradores cadastrados. - Isso mostra também o comprometimento do atual governo com a atenção básica na saúde, com ênfase na prevenção às doenças – destacou Ana Paula Bueno.
Palavras chaves: OBRA