29/11/2012

Vendedores devem procurar Secretaria de Fazenda para obter licença

Prefeitura combate comércio ambulante irregular no município

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, iniciou na última quarta-feira, dia 28 de novembro, uma operação de combate ao comércio ambulante irregular. Segundo o diretor da Divisão de Fiscalização de Postura - setor responsável pela operação - Marcos Geraldo dos Santos, o objetivo principal é coibir a vinda para Resende de vendedores ambulantes de outras cidades.

- Nesta época do ano, muitos vendedores de outras cidades da região e até do Rio de Janeiro costumam vir pra cá vender produtos de diversas naturezas. São produtos com procedência duvidosa e que não oferecem segurança ou garantia de qualidade aos consumidores, que não têm onde reclamar em caso de insatisfação - explicou Marcos, salientando que esses comerciantes informais não possuem licença para atuar na cidade - as licenças são concedidas apenas a vendedores residentes na cidade, que para obtê-las têm que cumprir todas os critérios previstos no Código de Posturas da cidade.

No primeiro dia da operação, os fiscais da fizeram a apreensão de uma grande quantidade de material de perfumaria - perfumes, kits de maquiagem, entre outros. Os produtos estavam sendo vendidos na Avenida Saturnino Braga, em frente ao Resende Shopping.

- Os vendedores, que são do Rio de Janeiro, informavam aos consumidores que em breve estariam inaugurando uma loja no shopping, mas a direção negou a informação e desconheciam a marca dos produtos. Apreendemos todo o material, que se encontra na Divisão de Posturas, de onde os proprietários poderão retirá-los mediante o pagamento de uma multa que varia de 21 a 658 Ufirs (R$ 50,00 a R$ 1.560,00) - informou o diretor, explicando que os vendedores já são reincidentes e na primeira vez foram apenas informados de que não poderiam comercializar seus produtos na cidade.

A operação prossegue até o dia 31 de dezembro, no Centro e no Campos Elíseos, diariamente, durante o horário de funcionamento do comércio. Quem quiser denunciar o comércio irregular em outras localidades de Resende pode entrar em contato com a Divisão de Posturas, pelo telefone (24) 3360-4359.

Palavras chaves: FISCALIZAÇÃO