Superintendência de Transporte e Trânsito

13/07/2012

Prefeitura cobra melhorias no transporte urbano coletivo do município

Empresa vai disponibilizar painel eletrônico no novo terminal rodoviário

Prefeitura cobra melhorias no transporte urbano coletivo do município

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito vem realizando diversas ações no sentido de fiscalizar os serviços prestados pela empresa Transporte Urbano São Miguel, responsável pelas linhas municipais.

Com base em solicitações feitas pela população através do Linha Viva, canal de atendimento da Ouvidoria, e pelos pedidos que chegam também via processos administrativos, abertos no setor de Protoloco, a Prefeitura adotou algumas medidas e intensificou as ações de fiscalização nos serviços prestados pela empresa Transporte Urbano São Miguel.

Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito, Marcelo de Almeida, as principais reclamações são: o não funcionamento do elevador destinado para o embarque de pessoas com deficiência; o mau estado de conservação dos veículos; e superlotação nos horários de pico, às 8h30 e às 17 horas.

Além de notificar a empresa sobre a necessidade do aumento da frota, o problema da superlotação dos ônibus foi encaminhado ao COMUTRAN (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte). A previsão é de que a solicitação seja deliberada no dia 26 de julho, próxima reunião do Conselho, que acontece toda última quinta-feira do mês. O assunto está sendo tratado por uma comissão específica criada dentro do Conselho para apurar as informações.

Por uma determinação da Prefeitura, a Viação São Miguel está também investindo na instalação de GPS nos veículos, sistema que utiliza uma rede satélites e receptores terrestres, que permitirão fornecer informações sobre os horários de saída dos ônibus, linhas e destinos. O objetivo é diminuir os problemas de não cumprimento de horário.

- Os dados serão exibidos num painel eletrônico (foto) que ficará instalado no novo terminal rodoviário, da Praça da Concórdia, no Centro. A intenção é de que futuramente os principais pontos da cidade sejam equipados com um painel desse tipo - informa o superintendente.

Sobre o estado de conservação dos ônibus, Marcelo de Almeida disse que a Prefeitura realizou nesta semana, entre os dias 10 e 12 de julho, no Parque de Exposições, a vistoria anual dos veículos. O trabalho fiscalizou entre outros itens, o funcionamento dos elevadores destinado aos deficientes físicos.

Os que foram aprovados na vistoria receberam o selo "Transporte Urbano - Vistoriado 2012". Já os reprovados foram notificados, com especificações dos itens a serem corrigidos e com prazo para a correção das falhas. Os mesmos serão vistoriados antes de voltar a circular.

Palavras chaves: FISCALIZAÇÃO