Desenvolvimento Rural

28/07/2011

Prefeitura cede equipamentos para APMIR

Presidente da instituição: "Apoio do Município vem nos ajudando a superar dificuldades"

Prefeitura cede equipamentos para APMIR

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Fundação Hospitalar de Resende, acaba de ceder um carrinho de anestesia e uma mesa cirúrgica para a APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende).

O objetivo é auxiliar a entidade na instrumentação de uma nova sala de cirurgias. Atualmente, a APMIR conta com apenas uma sala cirúrgica e atende praticamente toda a demanda de cirurgias ginecológicas e de mama do município, além dos partos cesáreas.

Os equipamentos vão ser entregues em breve à instituição. Na foto, as dependências internas da maternidade.

- Temos uma demanda grande para cirurgias nessas especialidades, já que a APMIR é o único local que realiza essas operações ginecológicas. Como existe apenas uma sala de cirurgia na entidade, quando tem cesárea, por exemplo, às vezes de emergência, não se pode operar outra paciente. O apoio da  Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Hospitalar, entidade mantenedora do Hospital de Emergência, visa oferecer condições para que a APMIR amplie esse atendimento – explicou o secretário de Saúde da Prefeitura, Daniel Brito.

Para ele, a inauguração do Hospital da Mulher, que está sendo construído pela Prefeitura, ao lado da maternidade, no Centro da cidade, beneficiará a APMIR, já que alguns serviços oferecidos no local serão transferidos para a nova unidade. A Prefeitura planeja inaugurar o Hospital da Mulher ainda este ano.

-  O Hospital da Mulher vai abrigar atendimentos ambulatoriais especializados na área de ginecologia e obstetrícia de alto risco. Mas com isso, a APMIR poderá ampliar o espaço destinado atualmente à realização das cirurgias – complementou Daniel Brito.

O carrinho de anestesia cedido à entidade filantrópica, no valor de cerca de R$ 30 mil, é praticamente novo. O Hospital de Emergência recebeu recentemente um carrinho da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), por meio de um convênio com a Prefeitura, que prevê, entre outros serviços, a utilização de um leito do  CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do hospital.

O recebimento deste equipamento da empresa possibilitou a cessão do carrinho até então existente na unidade hospitalar para a maternidade.

A presidente da APMIR, Theodora Cerqueira, frisou que a doação de mais dois equipamentos feitos pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) amplia ainda mais o apoio oferecido pela Prefeitura à maternidade, que atende pacientes de vários municípios da região.

Ela reafirmou que as parcerias entre a Secretaria Municipal de Saúde e a APMIR “têm criado condições para que a instituição ofereça um serviço cada vez melhor à população”.

- Os dois equipamentos cedidos agora pela Prefeitura chegam no momento certo para a maternidade. Desde o começo da nossa gestão na APMIR, temos procurado trabalhar em conjunto com a administração municipal no sentido de superar as dificuldades e colocar em prática ações que assegurem o bom atendimento às pacientes e aprimorem cada vez mais os serviços que a APMIR vem prestado à população ao longo da história de Resende. E o apoio da atual administração do Município tem sido muito importante neste sentido – disse Theodora.

Palavras chaves: SAÚDE