25/01/2010

Prefeitura capacita profissionais de creches

Município ganhará mais duas unidades ainda neste semestre

Prefeitura capacita profissionais de creches

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Após um recesso de apenas 15 dias para um período de descanso, o grupo de 46 monitoras de creches da Prefeitura inscritas no Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) retomou as atividades no último dia 20. Nesta segunda fase presencial do curso, monitoras de Porto Real e Paraíba do Sul também assistem às aulas, que estão sendo realizadas no município de Resende até o dia 29 de janeiro. Realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Resende com os Governos Federal e Estadual, o Proinfantil é um curso semi-presencial, em nível médio e na modalidade Normal, para formação de professores de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas, mas que ainda não possuem a formação exigida pela legislação. A titular da Secretaria de Educação do Município, Soraia Balieiro (em pé, na foto, à direita), reafirmou na volta ao curso o compromisso do município com a formação das monitoras. - A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Educação, não medirá esforços para garantir a formação dos nossos monitores tanto pessoal quanto profissional, tornando-os educadores mais experientes que não perdem a chance, cada vez mais, de se aprimorar e conquistar o reconhecimento que tanto merecem - afirmou Soraia. O curso tem a duração de dois anos, divididos em quatro módulos e encontros quinzenais. Todas as monitoras são acompanhadas por uma equipe de seis tutoras da Rede Municipal de Ensino. Além de cumprir uma exigência da legislação do Ministério da Educação, as monitoras receberão, no final do curso, o diploma de conclusão do Ensino Médio, com habilitação em Magistério. MONITORAS FALAM SOBRE O CURSO – Maria Aparecida Silva, 42 anos, monitora, há cinco anos, na creche do Parque Embaixador, já colhe os frutos do que aprendeu no primeiro módulo: “A teoria que aprendemos no ano passado era o que faltava. Agora trabalhamos de forma orientada e mais seguras. Minha expectativa é aprimorar cada vez mais os meus conhecimentos, buscando a qualificação profissional”, afirmou. Já Liete Godoy dos Santos, 58 anos e uma experiência de 15 anos em creches, elogia a oportunidade que o município está dando às monitoras. “Durante o primeiro módulo vi que tinha experiência profissional, mas não tinha a pedagogia para lidar com crianças. O curso está sendo ótimo e sei que vou vencer todas as dificuldades e me aprimorar mais dentro da profissão”, declarou Liete, atualmente monitora na creche Luz do Sol, no bairro Nova Liberdade. Pela segunda vez, o grupo de tutores e professores esteve em formação, durante 14 dias, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A equipe é responsável pelo acompanhamento, orientação e avaliação dos alunos nos trabalhos das creches e nos encontros quinzenais. Nos próximos meses, duas novas creches vão ser inauguradas pela Prefeitura, uma delas na Baixada da Olaria e a outra no Loteamento Morada do Contorno, ambas na região da Grande Alegria. A construção destas duas unidades já foi iniciada e estará concluída em breve.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO